DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DO 60º FÓRUM NACIONAL DE REITORES


Debates têm como tema central “Gestão pública: transparência e controle social na gestão de ensino superior”

A partir da próxima quarta-feira (31), os gestores das 45 instituições de ensino superior afiliadas à Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) estarão reunidos em Campina Grande, na Paraíba, para o 60. Fórum Nacional de Reitores da Abruem. Na primeira edição de 2017 do encontro, que é semestral, os debates serão norteadas pela temática central “Gestão pública: transparência e controle social na gestão do ensino superior”.
Tema, segundo o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona (Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste), bastante oportuno e atual, tendo em vista as investidas do poder público contra as instituições de ensino superior públicas brasileiras. “Por todo o País, temos desdobramentos de uma mesma causa: a falta de destinação de recursos para as nossas instituições de Ensino Superior”, explicou Bona.
Momentos difíceis que, em muitos casos, levaram à interrupção – não por vontade das instituições, mas decorrentes da ausência de recursos financeiros e, em determinadas situações, de recursos humanos – de serviços que beneficiam sobretudo a parcela mais carente da população. Por isso, a necessidade, segundo o reitor da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), Rangel Júnior, de se “discutir uma gestão pública que seja transparente já que os mais afetados são os cidadãos que formam nosso corpo social”.

A programação do 60. Fórum contempla palestras com convidados externos como o conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Fábio Túlio Filgueiras Nogueiro; e o diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, do Ministério da Educação (Secadi/MEC), Daniel Ximenes. Também serão discutidos assuntos ligados ao dia a dia da Associação – como a criação de novas Câmaras Técnicas – e das Universidades – como a adesão ao Universia. Confira, abaixo, a íntegra da programação.

60. Fórum Nacional de Reitores da Abruem – Campina Grande, PB
Gestão pública: transparência e controle social na gestão de ensino superior

31 de maio de 2017 – 4.-feira
20h – Solenidade de Abertura

01 de junho de 2017 – 5.-feira
9h – Palestra “Transparência pública e controle social no exercício da cidadania”, com Fábio Túlio Filgueiras Nogueiro (conselheiro e ex-presidente TCE-PB)
10h30 – Mesa 1 “Experiência das IES da Abruem (com Unesp, UERN, Udesc, UPE)
12h – Assinatura Acordo de Cooperação Universia
14h – Palestra “Gestão Pública Universitária sob a égide dos Direitos Humanos”, com Daniel Ximenes (diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania – Secadi/MEC)
15h30 – Mesa “Proposta de Criação de Novas Câmaras Técnicas” – com Regys Odlare Lima de Freitas (reitor UERR), Francisco de Assis Carvalho Arten (reitor Unifae), Aldo Nelson Nelson Bona (reitor Unicentro e presidente Abruem)
17h00 – Reunião Conselho Pleno Abruem
20h30 – Jantar de Confraternização

02 de junho de 2017 – 6.-feira
9h – Palestra “Universidades Estaduais e Municipais: sustentabilidade e financiamento (Estados/Municípios/União)”, com Adélia Carvalho de Melo Pinheiro (reitora Uesc e vice-presidente Abruem)
10h30 – Palestra “Gestão de CT&I nas Universidades: agências de inovação e interfaces necessárias”, com Francilene Garcia (presidente Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti)
14h – Palestra “Parcerias pela Comunicação Pública e Educativa nas Universidades”, com José Brito Cunha (diretor de distribuição geral do Canal Futura)
14h45 – Palestra “Rede Metro no Brasil e a parceria indispensável das Universidades com a RNP”, com Beatriz Zoss (gerente de relacionamentos RNP) e Nelson Simões (diretor geral RNP)
16h – Mesa 2 “Experiências das IES da Abruem” (com UENP, UEFS, UEG, UEPB)
18h – Encerramento

03 de junho de 2017 – sábado
Atividade Cultural

marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search