Ex-reitor da UEMG é homenageado no 63º Fórum da Abruem

O 63º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) será palco para homenagear, com Diploma de Associado Honorário da Abruem, sete ex-reitores e reitoras de instituições afiliadas. A honraria foi instituída em 2006 e é entregue aos professores e professoras que deixaram o cargo de reitor em suas universidades.

O objetivo é dar reconhecimento aos trabalhos de excelência desenvolvidos durante seus anos de reitorado. Os homenageados estiveram à frente das universidades entre 2010 a 2018. “O trabalho desses homens e mulheres foi imprescindível para elevar a qualidade da educação oferecida em suas instituições”, destaca o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Reimer.

Confira um pouco da trajetória acadêmica de um dos homenageados:

Ex-reitor da UEMG Dijon MoraisEx-reitor da UEMG será homenageado no 63º Fórum da Abruem. (Fonte: UEMG) Dijon Moraes Junior

O ex-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) entre 2010 e 2018 possui bacharelado, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Design. Obteve seu título de Doutor junto à Universidade Politécnico Di Milano (Itália). De acordo com o professor, possui interesse tanto pela prática quanto pelos aspectos teóricos do design. Recebeu vários prêmios no Brasil, como o Prêmio Ouro IDEA Brasil e, por três vezes, o Prêmio Museu da Casa Brasileira de Design. Também teve suas pesquisas e trabalhos premiados na Itália, Taiwan e Japão.

Dijon Morais, que também foi vice-reitor da UEMG por quatro anos, é autor de vários livros, entre eles Limites do Design (1997), Análise do Design Brasileiro (2006) e Metaprojeto - o Design do Design (2010), publicados pelas Editoras Studio Nobel e Blücher de São Paulo. É membro de diversos colegiados e entidades nacionais e internacionais, como o Colegiado do Programa de Doutorado em Arquitetura e Cultura do Design da Università di Bologna e do Instituto de Investigação em Design, Mídia e Cultura ID+, de Portugal. Além de um dos fundadores da Rede Latina de Design, composta por países de língua e cultura latina da Europa e Américas.

As áreas de interesse do ex-reitor são: Teoria e Cultura do Design; Relação Local-Global; NICs - Newly Industrialized Countries; Sistema Design em APLs; Design, Território e Identidade Cultural; e Design Comparado. O professor ainda tem como áreas de interesse, Estudos Avançados em Design e Cenários Complexos, Design para a Sustentabilidade e Metaprojeto.

63º Fórum

O 63º Fórum da Abruem será realizado entre 12 e 14 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A Universidade Estadual do Estado do Mato Grosso do Sul será a realizadora do evento.

Este será o último Fórum realizado pela Abruem em 2018 e reunirá os gestores das instituições de ensino superior afiliadas para debater o tema “Diálogos entre Universidade e Sociedade”. Para o presidente da Abruem, Haroldo Reimer, o Fórum é um importante espaço de debate das Universidades Estaduais e Municipais.

Assessoria de Comunicação Social da Abruem, com informações da Plataforma Lattes

marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search