Programa de Mobilidade Nacional da Abruem

O Programa de Mobilidade Nacional (PMN) nasceu em 2014 por iniciativa das Instituições de Ensino Superior (IES) associadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, com intuito de promover o intercâmbio estudantil e aproximar os programas de graduação das Instituições de Ensino Superior do sistema público estadual e municipal no Brasil.

 O PMN tem como objetivo promover o intercâmbio de estudantes de graduação das instituições públicas estaduais e municipais afiliadas à Abruem, dentro do âmbito dos estados da federação. A oportunidade de vivenciar diferentes métodos pedagógicos e didáticos, conhecer diferenças e costumes regionais, participar de atividades estudantis complementares e adentrar em projetos de extensão e pesquisa em diferentes centros educacionais distribuídos em todo o território nacional são significativos para ampliar as dimensões de formação do estudante brasileiro e colaborar para o desenvolvimento regional e nacional.

 

COMO FUNCIONA

O PMN abre edital semestralmente para seleção de estudantes de graduação interessados em fazer intercâmbio nacional. O candidato deverá se inscrever na instituição que pretende fazer a mobilidade, e cumprir os requisitos necessários explícitos no edital de seleção.

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Estudantes de Graduação regularmente matriculados em IES Estaduais e Municipais que aderiram o PMN no período indicado, e que cumpram os requisitos obrigatórios publicados nos editais de seleção.

 

BOLSAS DE ESTUDO

Cabe a cada IES participante do PMN, criar programas de bolsas para apoio a mobilidade nacional, afim de que seu estudante possa ter a oportunidade de vivenciar experiências de intercambio em sua formação acadêmica.

 

CUSTOS

O candidato não terá despesas com custos operacionais do programa, somente suas despesas pessoais como, moradia, alimentação e transporte durante a sua mobilidade.

 

TEMPO DE INTERCÂMBIO

O intercambio poderá ser de no mínimo 6 (seis) meses e no máximo de 12 (doze) meses.

 

RECONHECIMENTOS DOS CRÉDITOS

Haverá reconhecimento dos créditos das disciplinas cursadas em mobilidade estudantil nas IES participantes do PMN, devidamente acordadas por meio do Plano de Estudos.

 

Para outras informações, acesse: http://www.mobilidadenacional.ueg.br

marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search