Abruem manifesta apoio ao Conselho Superior da Capes

A Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem,) vem a público manifestar seu irrestrito apoio ao Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em documento bastante esclarecedor, o Conselho alerta quanto aos impactos negativos no sistema de pós-graduação, ciência e tecnologia do país, caso se confirme o orçamento proposto pelo governo federal à Capes para o ano 2019.

O Ofício 245/2018-GAB/PR/Capes solicita uma ação urgente do Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em favor da recomposição orçamentária estipulada em lei, sob o risco de prejudicar diretamente mais de 450 mil (quatrocentos e cinquenta mil) discentes, pesquisadores, professores, tutores, assistentes e coordenadores que atuam em diversos programas mantidos pela Capes – além de provocar danos de alto impacto à Ciência brasileira e, consequentemente, à população do País.

A Abruem avalia que o momento é bastante grave pois a Capes, desde a sua criação, tem sido a principal responsável pela construção do robusto sistema de pós-graduação brasileiro e, por conseguinte, tem contribuído diretamente para o avanço e interiorização da ciência em todo o território nacional. Medidas imediatas devem ser tomadas para reverter esta situação absurda, sob pena de lastimoso e prejudicial retrocesso do Ensino Superior e da ciência brasileira. Uma Nação que almeja crescer e intenta diminuir suas desigualdades sociais e econômicas não pode aceitar os expressivos cortes orçamentários nos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Nesse cenário, a Abruem reforça seu apoio à corajosa manifestação do Conselho Superior da Capes e se soma às centenas de manifestações que estão ocorrendo em todo o país. Em última instância, trata-se sobretudo da defesa da soberania nacional, condição essa que, indubitavelmente, passa por um vigoroso sistema de educação, ciência e tecnologia, no qual a CAPES é peça fundamental desde a sua fundação.

Brasília, 3 de agosto de 2018.

marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search