Reitores da Abruem elaboram Carta de Campo Grande

LOGO

 

Campo Grande, 14 de novembro de 2018.

Reitoras e reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, reunidos durante o 63° Fórum Nacional de Reitores da Abruem, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, entre os dias 12 e 14 de novembro de 2018, manifestam-se em defesa da Instituição Universitária, da democracia e da educação pública.

O Brasil vive um contexto complexo e de grandes desafios. As incertezas são muitas e provocadas pelos anúncios de mudanças que sugerem mais ataques às universidades públicas, seu financiamento, sua autonomia.

A instituição Universitária, secular, sempre esteve vinculada à formação de pessoas e produção do conhecimento, amparando o desenvolvimento das nações e de seus povos, na vanguarda do processo civilizatório.

A universidade é o locus privilegiado da pluralidade. A autonomia, valor constitucionalmente atribuído às universidades brasileiras, realiza-se por meio da liberdade de cátedra, liberdade de expressão e de ideias, respeito à diversidade e aos direitos humanos, sempre no interesse da sociedade e com o objetivo último de formar cidadãos e cidadãs com capacidade crítico-reflexiva, protagonistas da sua história e com potencial para transformação.

É indispensável, ainda, reafirmar que, permanentemente, mantemos importante agenda em defesa da educação como bem público, com financiamento público da educação básica à educação superior, conforme preceito constitucional, em sistemas e instituições públicas.

Do mesmo modo, o atual cenário planetário da sociedade do conhecimento indica nitidamente a necessidade do financiamento público da ciência, tecnologia e inovação como garantia da inserção do nosso País no rol das nações desenvolvidas, além do forte componente de soberania nacional.

Esta é a posição politico-institucional da Abruem, em defesa da educação que liberta, da Nação que se faz soberana e de uma Universidade a serviço da sociedade!

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search