José Rui Camargo é homenageado pela Abruem

Associação entrega desde 2006 honraria em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por reitores e reitoras a frente de suas instituições

Com o objetivo de reconhecer os trabalhos de excelência desenvolvidos durante seus anos de reitorado, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) homenageia, desde 2006, professores e professoras que deixaram o cargo de reitor em suas universidades. O 63º Fórum da Abruem, que será realizado neste mês de novembro, homenageará, com Diploma de Associado Honorário da Abruem, sete ex-reitores e reitoras de instituições afiliadas.

Confira, nesta sexta matéria sobre o Prêmio, um pouco da trajetória acadêmica de um dos homenageados:

José Rui Camargo

O ex-reitor da Universidade de Taubaté (Unitau), José Rui Camargo, é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá, mestre em Engenharia Mecânica pela Unitau e doutor em Transmissão e Conversão de Energia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi reitor da Unitau entre 2010 e 2018, além de conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e vice-presidente da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo.

É professor da Unitau desde 1981 e, na Instituição, já assumiu cargos como vice-reitor, chefe do departamento de Engenharia Mecânica, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica, coordenador da Comissão de Avaliação Institucional e coordenador do Núcleo da Propriedade Intelectual.

Entre os mais de 50 prêmios e homenagens nacionais e internacionais que já recebeu, estão XIII Concurso Falcão Bauer, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Medalha “Radialista Durval de Souza”, da Assembleia Legislativa de São Paulo; Menção Honrosa pela relevante contribuição à história da Universidade de Taubaté e Medalha Unitau 40 anos; Láurea Maestro Wilson Fonseca, da Academia Luminiscência Brasileira; e Medalha Lev Vygotski, do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes.

É membro titular da Academia Taubateana de Letras e da Academia Luminescência Brasileira, membro vitalício e imortal do Palácio Imaterial da Cultura das Terras de Jacques Félix – Academia da Cultura Taubateana – e membro honorário da Academia Rotary de Letras, Artes e Cultura.

José Rui Camargo tem experiência nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração. Na área de Engenharia Mecânica, atua em Engenharia Térmica, Sistemas Fluidomecânicos e Termodinâmica. É avaliador Institucional da Educação Superior (CTAA-Inep/MEC) e também pesquisador bolsista do CNPq na modalidade Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

É autor de livros e capítulos de livro nas áreas literária e científica. Escreve para jornais, revistas, sites, coletâneas científicas e literárias. Além disso, é músico (instrumentista, cantor e compositor) e já produziu e gravou nove CDs de composições próprias e coletivas, com temáticas urbano-regionais, MPB, POP e Samba. No total, compôs aproximadamente 150 canções.

Assessoria de Comunicação Social da Abruem com informações da Plataforma Lattes e da Academia Taubateana de Letras

marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search