Fórum de Reitores debateu a gestão universitária em tempos de crise

Durante a Plenária, foi eleita a diretoria da Abruem que toma posse em agosto

Gestores de diversas instituições de ensino superior brasileiras participaram entre os dias 23 e 26 de maio do 62. Fórum Nacional de Reitores da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Hotel Torre da Cachoeira, em Florianópolis. Primeiro Fórum da Abruem deste ano, o evento debateu o tema “Gestão universitária em tempos de crise: dilemas e oportunidades” e, para isso, a programação contou com palestras, mesas-redondas e relatos de experiências.

O presidente da Abruem se pronuncia durante a abertura do 62. Fórum Nacional de Reitores

Na abertura do encontro, o reitor da Udesc, professor Marcus Tomasi, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a relevância do tema, afirmando que o contexto de crise reforça a necessidade d as universidades se mostrarem imprescindíveis à sociedade. “É preciso ir além de formar profissionais e trabalhar de forma enfática a pesquisa e a atividade extensionista. As instituições de ensino superior não têm poder político, têm poder social, que precisamos cultivar cotidianamente”, declarou.

No seu discurso de recepção, o presidente da Abruem, reitor Aldo Nelson Bona (Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro), agradeceu à instituição anfitriã e enfatizou a importância e a urgência da defesa da autonomia universitária e do ensino superior público, gratuito e de qualidade.


Organização do primeiro Fórum de 2018 foi da Udesc

As palestras e mesas-redondas foram agrupadas em cinco subtemas: inovação; comunicação; tecnologia da informação; internacionalização; e financiamento das universidades.

A mesa “Fomento à Inovação no Brasil”, que abriu os trabalhos, contou com a participação do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sérgio Gargioni.

A palestra de encerramento abordou o financiamento das universidades. O convidado foi o reitor da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu) e presidente do Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) da Argentina, Rodolfo Alejandro Tecchi,que apresentou o modelo argentino.


Vice e presidente eleitos posam com os atuais presidente e vice

Durante a Plenária do Fórum foi realizada a eleição para a nova diretoria da Abruem. Foram eleitos para o próximo mandato (2018-2020), os reitores Haroldo Reimer, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Rangel Júnior, rda Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que, respectivamente, ocupação a presidência e a vice-presidência da Associação. A posse será realizada no próximo mês de agosto.

marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search