Abruem participa de reunião para discutir o PlanEs, da Capes

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) participou na tarde da última terça-feira, 5, de reunião para se discutir o Programa de Apoio à Qualificação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras para a Elaboração de Planejamento Estratégico da Pós-Graduação (PlanEs). A reunião foi realizada, em Brasília, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
Presidiu o evento o presidente da Capes, Anderson Correia, ex-reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Estavam presentes o presidente da Abruem, Haroldo Reimer, os presidentes do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Foprop) e da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Marcos de Castro e João Otávio Bastos, respectivamente, e representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes).
 
O objetivo principal do PlanEs é apoiar a qualificação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES) por meio da formatação de um novo programa de planejamento estratégico da pós-graduação com foco na internacionalização. O Programa foi planejado levando em consideração o papel da atividade acadêmica para o desenvolvimento cultural, econômico e social brasileiro, bem como os desafios colocados frente às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras diante da complexidade da atividade acadêmica.
 
Para essa qualificação, o Programa deverá promover medidas concretas em quatro dimensões: Planejamento e Direção; Estudo e Ensino; Pesquisa e Tecnologia; e Aconselhamento e Suporte. O processo se dará em cinco etapas voltadas para a efetivação de um ciclo de planejamento estratégico: Autoavaliação da IES; Desenvolvimento do Plano Estratégico; Avaliação Externa do Plano Estratégico; Implementação do Plano; Avaliação da Efetividade do Plano Estratégico.
 
Ao final da reunião foi formado um grupo de trabalho para amadurecer a proposta do PlanEs. Compõem o grupo de trabalho, além da diretoria da Capes, Abruem, Foprop, Abruc e Andifes. Em três meses o grupo deverá apresentar uma proposta para ser validada nas instâncias deliberativas da Capes.
 
Assessoria de Comunicação Social da Abruem
marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search