A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizará nos dias 25 e 26 de novembro Seminário com a temática "Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior". Durante o evento, todas as Câmara Técnicas da Abruem realizarão palestras e discussões com temáticas que abordam a Educação Superior em tempos de pandemia da covid-19.
O Seminário é aberto a todas as comunidades acadêmicas das 46 universidades afiliadas à Abruem e será mediado por tecnologias. A transmissão ficará a cargo da Universidade de Pernambuco (UPE) pelo https://www.youtube.com/watch?v=MILmd7aKlDg.
De acordo com o presidente da Câmara de Ensino à Distância (EaD), Dilmar Baretta, o Seminário poderá contribuir muito para mostrar as realidades das universidades estaduais e municipais neste contexto da pandemia. Ele explica que frente a uma mesma realidade, as universidades afiliadas encontram-se em diferentes situações e que as discussões do Seminário, as trocas de experiência, podem levar às que tem mais limitações e que ainda estão em processo de implantação do ensino remoto a não cometerem os mesmos erros que as outras possivelmente cometeram.
Para o presidente da Câmara de Saúde e Hospital de Ensino, Miguel Sanches Neto, o Seminário é um momento de compartilhar experiências. "Isso ajuda a homogeneizar as práticas das afiliadas e serve também como uma oportunidade de debate, de encontros e de conhecimento do que se faz em nossas instituições", destacou.
Câmara de Pós-Graduação
A temática a ser abordada pela Câmara de Pós-graduação no evento é "O ensino remoto no âmbito da pós-graduação: desafios e perspectivas para o pós-pandemia ". De acordo com o secretário da Câmara, professor José Rodolfo Lopes, ao longo dos últimos anos, discutir questões acerca da consolidação da pós-graduação das instituições associadas tornou-se uma pauta recorrente. "Certamente, um dos elementos que mais favorece essa questão é o fato de que as nossas instituições apresentam singularidades como regionalização e interiorização, o que implica em dizer que uma das prioridades da pós-graduação da nossa Associação é assegurar a geração de oportunidades em regiões mais remotas e, assim, atenuar as assimetrias historicamente implantadas no nosso País", afirma.
Ele explica que neste contexto de pandemia essas assimetrias se acentuam e à pós-graduação recai também a missão de garantir que os processos formativos sejam executados sem que haja prejuízos. "Dessa maneira, compreender a lógica do ensino remoto pode nos permitir o desenvolvimento de soluções criativas para o enfrentamento, assim como para o período pós-pandemia que também será bastante desafiador", destaca.
O professor enfatiza que neste momento de pandemia os desafios são vários e perpassam desde a dificuldade de acesso aos mais diversos espaços para a realização das pesquisas inerentes aos programas, até o fato da operacionalização das atividades de ensino, dadas as medidas de restrição. "Sobre esse último aspecto, surge a necessidade de discutir mecanismos/estratégias que possam garantir uma formação de qualidade nesse contexto. Como é sabido, inúmeras são as ferramentas que podem ser utilizadas. Todavia, a eficácia/eficiência/efetividade dessas, depende de um complexo contexto que perpassa pela capacitação docente, acessibilidade, etc. Nesse sentido, entendemos que a atividade proposta fomentará importantes reflexões para todas as instituições".
A palestra será ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe, Renata Ferreira.
Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino
Durante sua palestra, a Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino abordará "Transformação da saúde pública através da inovação". A palestra ficará a cargo do professor da Universidade de São Paulo, Chao Lung Wen, e será mediada pela professora da Universidade Estadual de Londrina, Daniela Alfieri.
Para o presidente da Câmara, Miguel Sanches Neto, a pandemia acelerou as pesquisas e a aplicação de ferramentas tecnológicas na área da medicina e da enfermagem, dando um novo impulso para a inovação. Ele explica que, com a telemedicina, é possível atender a pacientes de regiões distantes com biossegurança, o que é fundamental neste momento.
"Mas vai além, pois, no pós-pandemia, a área de inovação na saúde continuará valorizada e será fundamental para as universidades e os HUs atenderem melhor as comunidades de sua área de abrangência, além de se tornar um campo forte para pesquisas e desenvolvimento de produtos", destaca.
Câmara de EaD
A palestra da Câmara de EaD/UAB será proferida pelo docente da Universidade Aberta de Portugal, Antônio Moreira. Ele abordará a temática "Educação Híbrida, uma tendência para educação no pós-pandemia".
De acordo com o presidente da Câmara, Dilmar Baretta, a educação híbrida é uma temática em alta neste momento de pandemia, não só em nível nacional, mas internacional. "Muitas universidades têm dúvidas com relação aos rumos da educação no pós-pandemia e a educação híbrida é uma tendência no mundo todo", explica o presidente ao reforçar a importância de a Abruem fomentar uma ampla discussão sobre esse assunto.
O reitor ainda ressalta que durante a apresentação da Câmara também serão divulgados os resultados de pesquisa realizada com as universidades afiliadas à Abruem. "Esperamos passar o estado da arte, ou seja, um panorama de como está sendo a oferta do ensino superior tanto na graduação quanto na pós-graduação pelas universidades estaduais e municipais a nível de Brasil", afirma.
Câmara de Graduação
Já a Câmara de Graduação discutirá "Experiências de educação on-line no contexto da pandemia: a formação docente e o uso das tecnologias digitais em IES afiliadas à Abruem". "Considerando que cada IES afiliadas à Abruem tem enfrentado os desafios do ensino mediado por tecnologia de forma diferenciada de acordo com a natureza e o contexto de cada uma abordar essa temática, o Seminário será uma oportunidade de partilha se configurando como oportunidade para direcionar as decisões das universidades, bem como estabelecer uma rede de colaboração", explica a secretária da Câmara, professora Dayse Lago.
Ela ressalta que cada IES afiliada à Abruem tem enfrentado os desafios do ensino mediado por tecnologia de forma diferenciada de acordo com a natureza, o contexto de cada uma e conforme a realidade enfrentada. "A Câmara de Graduação tem provido reuniões virtuais para discussão da referida temática e a partilha tem se configurado como oportunidade para direcionar as decisões das universidades. Os principais desafios dizem respeito à formação dos docentes e estudantes no uso de tecnologias digitais e em educação on-line, bem como provê-los de condições de conectividade", reitera.
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