Está sendo realizado nestas quarta e quinta-feira, 25 e 26 de novembro, Seminário da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Com a temática "Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior", o evento ocorre de forma totalmente online. A Universidade de Pernambuco e a Universidade Estadual de Goiás são parceiras da Abruem na realização do evento.
Acompanhe o segundo dia de evento no canal oficial da UPE no YouTube - www.youtube.com/canalupe .
Assista ou reveja o primeiro dia de evento pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=MILmd7aKlDg .
Durante a abertura do Seminário, o presidente da Abruem, professor Rodrigo Zanin, agradeceu aos parceiros do evento e à equipe técnica da Associação pela organização. O presidente explicou que a Abruem tradicionalmente realiza dois Fóruns presenciais no ano, no entanto, diante da realidade que tem sido vivida, a Associação teve que repensar o formato e se readequar para realizar um Seminário com a utilização de tecnologias digitais.
Ele destacou que o ensino remoto trouxe inúmeros desafios a todas as universidades, para além dos desafios que a educação brasileira já enfrentava. "Não tivemos a programação de fazer isso. Não concebemos nossos cursos e estruturas para a oferta de ensino superior mediado por tecnologias", ressalta ao afirmar que as Universidades foram se adequando ao longo do processo para continuar suas atividades.
Rodrigo Zanin explicou que o Seminário tem grande importância no sentido de discutir de forma ampla, de olhar para as Câmaras Técnicas da Abruem e ver quais foram e são os principais desafios em cada área.
O vice-presidente da Abruem, professor Pedro Falcão, complementa afirmando que humanidade de modo geral não estava preparada para uma pandemia dessa magnitude e que estamos a cada dia aprendendo mais com essa conjuntura. "Infelizmente estamos agora com mais de 170 mil mortos apenas no Brasil. Nessa oportunidade aproveito para parabenizar cada reitor e cada reitora pelo esforço que as universidades fizeram para salvar vidas, sendo no desenvolvimento de pesquisas ou no trabalho prestados pelos hospitais universitários", ressalta.
Palestras
A primeira palestra da manhã, "Experiências de educação on-line no contexto da pandemia: a formação docente e o uso das tecnologias digitais em IES afiliadas à Abruem", foi realizada pela Câmara de Graduação da Abruem. Durante o evento, cinco universidades apresentaram experiências importantes que foram desenvolvidas no período de pandemia na perspectiva de superar os desafios impostos.
De acordo com o presidente da Câmara, professor José Bites, a Câmara trabalhou ativamente durante todo o ano. "Tínhamos uma programação para o ano e tivemos que nos reorganizar para focarmos na superação dos desafios que as atividades remotas no apresentaram", explica.
Durante as apresentações, representantes da Uneb, Unesp, Unioeste, UEPB e Uema discorreram sobre processos desenvolvidos durante o período de pandemia, experiências exitosas, dificuldades enfrentadas, estratégias de ensino e soluções apresentadas para problemas que surgiram ao longo dos meses. Além disso, também foram levantadas questões como colações de grau de forma remota, auxílios para garantir acesso a discentes em situação de vulnerabilidade social, calendários acadêmicos em tempos de incerteza, entre outras.
EaD
Em seguida, o presidente da Câmara de EaD/UAD, professor Dilmar Baretta, apresentou os trabalhos da Câmara e os resultados de pesquisa realizada por eles. De acordo com dados da pesquisa, que teve como objetivo analisar e compreender, conjuntamente, o cenário atual das universidades da Abruem, 47,7% das Instituições de Ensino Superior da Associação suspenderam a oferta de ensino de Graduação no início da pandemia, 40,9% das suspenderam cursos de pós-graduação e 11,4% suspenderam ambas as modalidades.
Ainda dentro da programação da Câmara de EaD, foi realizado o lançamento do curso de especialização "Educação Híbrida e Metodologias ativas em rede". A professora da UniCentro, Maria Aparecida Knuppel, destacou que a Universidade está trabalhando na construção do curso de especialização por considerar isso uma estratégia formativa para os docentes tanto da UniCentro quando das outras universidades.
"Precisamos avançar no letramento digital, em uma fluência digital, precisamos dessa formação para nossos professores trabalharem com esse universo tecnológico, não esquecendo do lado humano", afirmou a professora ao explicar que será desenvolvido, a princípio, um projeto piloto, um curso rápido para formar um grupo de professores. A partir daí e com a contribuição das universidades será feita a construção coletiva da especialização.
Mobilidade Virtual
Ainda dentro da programação da Câmara de EaD, foi lançada a Chamada de Adesão das IES da Abruem para ofertarem disciplinas no edital de Mobilidade Virtual 2021/1. O lançamento foi realizado pela professora da Uema, Ilka Serra.
O programa de Mobilidade Virtual tem por objetivo ofertar diversificadas disciplinas aos discentes de toda a rede da Abruem, como estratégia de minimização da retenção e da evasão. Entre 1º de dezembro e 30 de janeiro serão captadas as vagas e a previsão é que o edital seja publicado no final de fevereiro. De acordo com a professora, a Abruem foi pioneira no Brasil em realizar um programa de mobilidade virtual.
Educação híbrida
Em seguida, o pesquisador e professor da Universidade Aberta (UAB) de Portugal, Antônio Moreira, proferiu a palestra "Educação híbrida - uma tendência para educação no pós pandemia". Em sua fala, o professor explicou que a educação híbrida é verdadeiramente inclusiva e que temos que pensar no ensino remoto emergencial para ser usado em situações de emergências apenas.
Antônio Moreira destacou que a educação digital compreende processos de ensino e aprendizagem enriquecidos por tecnologias digitais e/ou redes de comunicação, com variabilidade na frequência e na intensidade tanto de tecnologias digitais quanto de redes de comunicação. Ele ressaltou que educação digital não é educação a distância e que pode ser a utilização de tecnologias em uma sala de aula física, por exemplo. Além disso, salientou que é preciso que se desconstrua a ideia de que educação à distância afasta as pessoas.