O presidente da Abruem e reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), professor Rodrigo Zanin, participou na última terça-feira, 8, da abertura do II Fórum das Licenciaturas, organizado e coordenado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento contou com o apoio e a parceria da UEM, UEL, UEPG, Uenp, Unicentro e Unespar, além dos Fóruns de Licenciaturas das universidades parceiras e do Fórum de Pró-Reitores de Graduação do Estado do Paraná (Progrades).
Neste ano, o evento, que ocorreu de forma online nos dias 8 e 9, trouxe o tema “O impacto da Resolução 02/2019 – CNE na formação docente”. Em sua fala, o presidente da Abruem relatou os impactos da Resolução 02/2019 do CNE, destacando também algumas outras temáticas que estão sendo discutidas na Unemat, como a creditação da extensão.
“Todas essas temáticas pareciam muito desafiadoras até entrarmos em uma crise sanitária e, consequentemente, em uma crise econômica - a pandemia que estamos vivendo. Fazer a discussão das mudanças que temos que realizar na Educação Superior agora, à luz de uma pandemia, de uma crise econômica, de uma crise sanitária, é fundamental para as nossas instituições de Educação Superior brasileiras. É fundamental pensarmos em como vamos formar os profissionais daqui para a frente”, explicou.
Também neste sentido, o ex-presidente da Abruem e atual superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, afirmou que o Fórum encara um debate complexo, que são as implicações da Resolução 02/2019 para a formação docente.
“O Fórum encara também o desafio importante de pensar na ressignificação da formação docente no contexto da reformulação da Educação Básica, assim como nas questões dos desafios lançados pela pandemia”, afirmou ao frisar que a pandemia nos fez ver muitas das desigualdades presentes entre os estudantes e as dificuldades que elas representam no processo ensino-aprendizagem.
Segundo o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alexandre de Almeida Webber, as Universidades precisam aproveitar esse momento de uso da tecnologia para fazer com que essa tecnologia as favoreça, as aproximem e auxiliem seus acadêmicos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Abruem