O presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Rodrigo Zanin, participou na última quarta-feira, 7 de julho, de Audiência Pública para debater as metas e diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para este ano e os impactos nos cursos de licenciaturas.
A Audiência foi promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.
Durante a Audiência, a Capes explicou o cenário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica, voltados para a formação profissional de estudantes de licenciatura. Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica, área responsável pelos dois programas, ressaltou que a Fundação e o MEC estão em sintonia para honrar os compromissos de pagamentos das bolsas dos pesquisadores.
“A Capes assumiu o compromisso da manutenção integral das bolsas concedidas, tanto para a pós-graduação, quanto para a formação de professores da educação básica”, disse Lenuzza, ao abrir a apresentação na qual explicou a finalidade do Pibid e do Residência Pedagógica. Ele também explicou aos participantes a situação dos editais vigentes de ambos os Programas.
O diretor destacou que, por se tratarem de ações em que os alunos de licenciatura participam presencialmente de atividades em sala de aula, a Coordenação adiou os cronogramas em 2020 devido à pandemia. De acordo com Lenuzza, as etapas dos Editais nº 1/2020 e nº 2/2020 foram adaptadas, o sistema foi reaberto e recebe cadastros de novos participantes até o dia 26 de julho.
Fernanda Sobral, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ressaltou na Audiência que o sucesso da Capes “depende de planejamento, avaliação e participação da comunidade” e afirmou que a SPBC “é bastante propositiva”.
Já o presidente da Abruem, em sua fala, afirmou que o Pibid e o Residência Pedagógica “dão uma virada na perspectiva na formação em licenciatura do País”. Ele destacou que é necessário que se faça uma discussão séria a respeito de todas as problemáticas levantadas durante a Audiência, sobretudo a questão das licenciaturas.
"São problemas que nós vamos ter que levantar e resolver, caso contrário teremos o famoso apagão das licenciaturas. Como é que vamos resolver a situação da formação das nossas futuras gerações? Como nós, enquanto Universidades Públicas brasileiras, vamos fazer isso?", questionou.
Rodrigo Zanin ainda ressalta que é necessário que se avaliem todas as possibilidades e que elas sejam discutidas em conjunto. "Assim poderemos avançar no planejamento de nossas ações para que possamos fazer a diferença na nossa educação, para que possamos fazer a diferença para as futuras gerações que passarão pelas mãos das nossas Instituições de Ensino Superior Públicas".
PIBID e Residência Pedagógica
Fátima Padoan, presidente da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), durante sua fala afirmou que o Pibid e o Residência Pedagógica devem “estimular a permanência” dos estudantes na licenciatura. O deputado Aliel Machado (PSB-PR), presidente da Comissão na Câmara dos Deputados e responsável por propor a Audiência Pública, observou que a educação é um desafio para todos os governos e ações como o Pibid e o Residência Pedagógica são “fundamentais”.
O Pibid e o Residência Pedagógica são ações da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC). O Pibid oferece aos alunos da primeira metade dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas. O Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado. Por ele, o licenciando inicia sua imersão na escola na segunda metade do seu curso.
Assista à Audiência Pública completa no link: https://youtu.be/PD3S9mlDx3k
Assessoria de Comunicação Social da Abruem, com informações das Assessorias de Comunicação Social do MEC e da Capes