A Câmara de Educação à Distância da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) publicou na última semana o relatório
“Abruem: Uma análise sobre a atuação das universidades estaduais na modalidade de educação à distância - Ofertas e perspectivas da rede no sistema Universidade Aberta do Brasil”.
O relatório de 25 páginas, publicado em versão digital, está disponível no site da Associação: www.abruem.org.br . O documento é dividido em três capítulos: "O contexto da Educação Superior"; "Organização em rede - parceria Abruem e Sistema UAB"; e "Perspectivas para a Educação a Distância".
Entre os membros da Câmara responsáveis pela elaboração do documento estão as professoras Carmem Maria Cipriani (Udesc), Ilka Márcia Ribeiro (Uema), Maria Aparecida Knüppel (Unicentro) e Tânia Moura (Uneb).
Relatório
O relatório tem início explicando que a educação a distância compartilha os desafios mais amplos que o Brasil enfrenta e tem papel preponderante na recuperação do País. “Essa situação exige esforços redobrados e contínuos, com os recursos necessários, para elevar a qualidade e a equidade do atendimento à formação de pessoas, juntamente com medidas imediatas para mitigar os efeitos da crise que passamos”.
O estudo explica que a pandemia de Covid-19 trouxe uma série de desafios e preocupações, requerendo, no âmbito da educação, um esforço significativo de todos – professores, estudantes, gestores e familiares. A crise sanitária e a necessidade da continuidade das aulas mesmo em tempos de isolamento social trouxe, de forma mais rápida do que previsto, a educação para territórios diferenciados, mostrando que educação híbrida, presencial ou virtual tem como missão produzir conhecimento como forma de superação da própria crise.
O diagnóstico apresentado no documento reflete o número de vagas das universidades vinculadas à Abruem, com fomento da UAB. Ele integra, sistematiza e interpreta informações sobre o Sistema UAB e o contexto das IPES que dele participam. Entre as análises apresentadas estão o cenário da questão sanitária e os impactos nas universidades brasileiras; a modalidade de educação a distância no Brasil, fortemente ocupada pelas Instituições de Ensino Superior Privadas;e a importância da definição estratégica do governo federal para o fortalecimento de qualificação das ofertas na modalidade.
Por meio das análises dos dados, observou-se oferta significativa no número de cursos e vagas disponibilizadas pelas universidades estaduais. Esses números são responsáveis, em grande medida, pela interiorização das ofertas EaD nas universidades estaduais e municipais.
Entre as instituições de ensino superior filiadas à Abruem, integram o sistema UAB 30 universidades estaduais (ativas), sendo 03 da região Centro-Oeste, 13 da região Nordeste, 03 da região Norte, 04 da região Sudeste e 07 da região Sul. Ao todo, 108 universidades compõem o Sistema UAB, sendo que a Abruem responde por aproximadamente 28% das ofertas da Universidade Aberta do Brasil.
Apenas em 2021, as universidades filiadas à Associação ofertaram 155 cursos, beneficiando 40.821 alunos.
Para ler o relatório completo é só acessar Relatório UAB-CAPES