Foi realizada na última quarta-feira, 27, durante todo o dia, uma reunião conjunta entre Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A reunião ocorreu no formato híbrido, sendo realizada presencialmente no auditório do Hotel San Marco, em Brasília, e virtualmente via plataforma de conferência web da RNP. A reunião teve como objetivo principal a discussão de documento elaborado conjuntamente para a Terceira Conferência Mundial de Educação Superior (WHEC2022).
Compuseram a mesa diretiva e foram responsáveis pela abertura e pelo encerramento do evento, os reitores Rodrigo Zanin, presidente da Abruem, Marcus Vinicius David, presidente da Andifes, Maria Leopoldina Veras, vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, e Cláudio Alcides Jacoski, presidente da Abruc. Entre as autoridades que participaram presencialmente da reunião, está o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo. Ainda representando a Abruem, esteve presente o secretário Executivo da Associação, professor Carlos Roberto Ferreira.
Após a abertura, o evento prosseguiu com palestra da professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, que discorreu sobre a importância da Conferência Mundial de Educação Superior. Em seguida, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, palestrou sobre “O papel das universidades brasileiras na internacionalização do ensino superior”.
Ainda no período matutino, foi realizada palestra acerca do futuro da educação superior. A responsável pela explanação foi a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais e membro da Comissão de Relações Internacionais da Andifes, Sandra Regina Goulart Almeida. Para finalizar a programação da manhã foi apresentada a proposta de documento, elaborado conjuntamente, para a Conferência Mundial de Educação Superior (WHEC2022). As propostas do documento foram descritas pelo professor Rui Vicente Oppermann (Andifes) e pelo reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo (Conif).
O documento apresentado, que possui 25 páginas, está dividido nos dez os eixos temáticos propostos para a WHEC2022: (1) Impactos da Covid-19 na Educação Superior; (2) A Educação Superior e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; (3) Inclusão na Educação Superior; (4) Qualidade e Pertinência dos Programas; (5) Mobilidade Acadêmica na Educação Superior; (6) Governança na Educação Superior; (7) Financiamento da Educação Superior; (8) Produção de Dados e de Conhecimento; (9) Cooperação Internacional para Promover Sinergias; e (10) Futuros da Educação Superior.
O período vespertino foi destinado aos debates sobre o documento apresentado. Todos os presentes puderam dar suas últimas contribuições ao documento, que será finalizado e apresentado durante a Conferência Mundial de Educação Superior.
Conferência - O evento acontece em Barcelona, Espanha, de 18 a 20 de maio, em formato híbrido. Ele estava previsto para ser realizado em outubro de 2021, no entanto precisou ser adiado em virtude da pandemia de covid-19. A proposta é reunir atores relevantes na área para definir e preparar o caminho para uma nova era do ensino superior, que responda aos desafios enfrentados pela humanidade, em especial a pandemia do novo coronavírus.
O grande objetivo declarado é “redesenhar as ideias e práticas do ensino superior para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e da humanidade”. A preocupação é criar uma educação superior que contribua para o fortalecimento das práticas que levem aos conhecimentos capazes de proteger a sociedade, atual e futura, de novas pandemias ou desastres naturais, e capazes de torná-la participativa no enfrentamento dos grandes desafios planetários.
Para avançar neste sentido, a Conferência trará discussões em um conjunto de eixos temáticos, uma espécie de mapa que possa nos levar a uma nova era educacional, tendo como referência a Agenda 2030 da sustentabilidade, as conferências mundiais anteriores e, agora, os impactos da pandemia do coronavírus sobre a vida no planeta.
Assessoria de Comunicação Social da Abruem, com informações do Educa 2022