Reunidos (as) presencialmente em Recife/PE, entre os dias 29 e 30 de novembro de 2023, durante o 3º Encontro de Extensão da ABRUEM, organizado pela Câmara Técnica de Extensão desta Associação e a Universidade de Pernambuco (UPE), as Pró- reitorias, diretorias e coordenadorias de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (IPES) estaduais e municipais discutiram 4 (quatro) temas importantes relacionados à extensão universitária no ensino superior: a extensão desenvolvida com mediação tecnológica; relação da extensão com a cultura; estratégias de comunicação das ações de extensão; e a extensão universitária e a visibilidade de competências como diferenciais no ensino superior.
O encontro contou com a participação de 30 gestores de 21 universidades públicas situadas nas diversas regiões do Brasil. Dentre convidados e participantes, fizeram-se presentes docentes das universidades: UNEAL, UDESC; UEA; UEMA; UNIFIMES; UNEMAT; UNIOESTE; UNICENTRO; UPE; UECE; UEM; UNCISAL; UENP; UNITAU; UNICAMP; UEFS; UNIMONTES; UEL; UNESPAR; UESB; e URCA.
Nos debates ocorridos durante o Encontro, os participantes destacaram a importância de a Câmara Técnica de Extensão da ABRUEM como rede de fortalecimento, apoio, acompanhamento e reivindicação de políticas públicas para a extensão universitária no cenário nacional. Ressaltou-se a importância da articulação desta Câmara com as pautas que têm sido tratadas em âmbito nacional, a exemplo dos debates proporcionados pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX), sobretudo acerca da Nota Técnica nº 17/2023/ForProex, que manifesta parecer desfavorável às alterações propostas na Resolução que abrem espaços às atividades assíncronas e aos limites impostos à extensão nos projetos pedagógicos. A Câmara de Extensão solicita, portanto, à Presidência desta Associação a elaboração e divulgação de documento público de apoio à Nota Técnica supramencionada, no sentido de reafirmar o alinhamento das IPES estaduais e municipais com as críticas apresentadas na Nota e com os princípios e diretrizes preconizados pela Política Nacional de Extensão.
Na discussão sobre a extensão e a mediação tecnológica digital, como proposta de encaminhamento reafirmou-se a necessidade de a ABRUEM se posicionar para a busca de indicadores que possam avaliar a extensão de maneira a garantir o cumprimento e a efetividade das atividades de extensão universitária; bem como apoiar a garantia de uma política de inclusão digital que possa assegurar o trabalho com a extensão por meio da interação dialógica com a sociedade, incluindo as ações mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC); assim como usar de todos os espaços e oportunidades para as universidades, por meio dos eventos e ações teóricas e práticas,
reforçar o conceito de extensão universitária de modo a ampliar a compreensão de sua natureza e historicidade.
Na mesa redonda sobre extensão e relação com a cultura foi reafirmada a necessidade de aprofundar as discussões sobre o tema para construir uma linha de reflexão sobre o lugar da cultura na extensão e seu papel nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES); destacou-se a importância de garantir o máximo de participação das IPES estaduais e municipais vinculadas à ABRUEM nos espaços de discussões e encaminhamentos coletivos, a exemplo da participação no Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (FORCULT); foi reforçada a urgência de compreender o lugar da cultura na extensão e sua vinculação institucional às políticas, planos e mecanismos específicos de fomento para as artes, cultura e patrimônio; registrou-se, ainda, o pedido para que a ABRUEM formalize uma solicitação de inserção das Universidades estaduais e municipais no FORCULT; bem como a necessidade de construção de agendas comuns e fundamentais acerca da tríade Educação, Cultura e Extensão junto aos Ministérios de Educação e de Cultura, colocando em evidência a intersetorialidade e a transversalidade.
Na questão crucial envolvendo o assunto estratégias de comunicação das ações de extensão, destacou-se a importância de as Universidades públicas pacturem adesão à rede nacional de comunicação pública e ressaltou-se a necessidade de ocupar os espaços de comunicação pública (TV e Rádios Universitárias) e rádios comunitárias; foi reforçado que as instituições de ensino superior precisam investir na criação de canais internos que promovam relações próximas com o público interno e externo das IES; discutiu-se a necessidade de a ABRUEM ser mais incisiva no que diz respeito ao trabalho com a comunicação para além dos boletins semanais que são produzidos e compartilhados por e-mail; também foi sugerida a criação de uma Câmara de Comunicação no âmbito da ABRUEM para desenvolver ações que possam dar visibilidades à função social das universidades estaduais e municipais, ampliando os processos que envolvem a comunicação e esta Câmara possa apresentar os resultados desse trabalho nos próximos Fóruns organizados pela Associação. Como apelo final oriundo desta mesa de debate, recomendou-se que a ABRUEM reforce a importância das IES públicas estaduais e municipais para a estruturação de equipes multidisciplinares de comunicação das pró- reitorias de extensão; e reafirmou-se a necessidade de que as revistas de extensão universitária vinculem-se à Rede de Editores de Revistas de Extensão Universitária (REDREU), de maneira a incentivar a publicação de trabalhos científicos sobre extensão.
Na problematização que envolve a extensão universitária e a visibilidade de competências como diferenciais no Ensino Superior destacou-se as transformações pelas quais as IES têm passado nos últimos anos, com previsões e alternativas a curto e médio prazos. Dentre os pontos abordados, ressaltou-se o aumento da evasão e consequente ociosidade das vagas nos cursos presenciais e EAD (observado o período de 2021 e 2022, em percentual de 45% para os cursos presenciais e 53% para os cursos a distância), tendo sido causadas pela falta de recurso financeiro, falta de assistência de
políticas públicas estudantis e também a desilusão com o curso. Nesse cenário, a extensão poderá protagonizar uma profunda transformação das universidades, oferecendo, para tanto, meios de que ela seja encarada como diferencial no currículo do egresso, por meio de certificações digitais das ações extensionistas. Ou seja, a extensão poderá revelar competências e dar maior visibilidade às microcompetências.
Além das discussões e debates ocorridos nas mesas redondas do III Encontro de Extensão da ABRUEM, a Câmara de Extensão apresentou a proposta inicial de um Repositório em construção, destinado a socialização de projetos de extensão às Instituições públicas de ensino superior do Brasil, sendo sugerida a criação de um grupo de trabalho para planejamento da política do Repositório; bem como lançou o Dossiê temático “O uso de tecnologias como mediação na extensão universitária”, organizado pela Câmara e publicado na Revista de Extensão da Universidade de Pernambuco (REUPE), contendo artigos e relatos de experiências; além de um outro volume sobre temas diversos de extensão universitária.
Como encaminhamento final, após discussões a respeito das instituições candidatas para sediar a quarta e quinta edições do Encontro de Extensão da ABRUEM, deliberou-se que o evento a realizar-se no primeiro semestre de 2024 será na Universidade de Taubaté (UNITAU), e o outro Encontro, a ocorrer no segundo semestre de 2024, será realizado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), garantindo, assim, um sistema de rodízio quanto aos locais de realização pelas cinco grande regiões do Brasil.
Câmara de Extensão da ABRUEM, Recife (UPE), 30 de novembro de 2023.