Histórico

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) foi criada por ocasião do XII Fórum de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras, realizado na cidade de Maringá, Paraná, em outubro de 1991.

No mesmo Fórum, foi aprovado o Estatuto da Associação que a define como uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Capital da República.
O objetivo geral da Abruem está expresso nos termos do Artigo 1º do seu Estatuto: “congregação das universidades estaduais e municipais brasileiras em torno de seus propósitos institucionais”.

Precedida pelo Fórum de Reitores, que fora constituído em meados dos anos 1980, a ação principal da Abruem tem sido proporcionar um espaço de encontro e discussão em que os reitores de 45 universidades públicas brasileiras filiadas – distribuídas em 20 estados e com aproximadamente 700 mil alunos regularmente matriculados – troquem informações, discutam e aprofundem temas prioritários da agenda do Ensino Superior e decidam sobre ações de interesse comum. Além disso, compete-lhe, ainda, dar suporte à implementação dessas decisões, quando necessário, junto às autoridades competentes do governo e do setor privado.

A Abruem é um dos segmentos característicos das Instituições de Ensino Superior em nosso País e sua Presidência é assumida por um dos reitores das universidades que lhe são filiadas, eleito pelos pares para um mandato de dois anos, valendo esta norma para a eleição também do Vice-Presidente.
A entidade conta, ainda, para o exercício de suas funções, com o Conselho Pleno, que é sua principal instância decisória; com o Conselho Deliberativo; com o Conselho Fiscal; e com uma Secretaria Executiva.

marca abruem negativo


Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados
ABRUEM - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais
CLN 109, Bloco C - salas 102/104 /105 CEP 70752-530 - Brasília DF
Fone: (61) 3447-8663

Search