Mestrado inédito em Direitos Humanos pode ser oferecido gratuitamente a partir de 2010 na Bahia.

    A Universidade do Estado Bahia (UNEB) está articulando a oferta, a partir de 2010, de mais um curso de pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um inédito mestrado em Direitos Humanos, cujo conteúdo programático será voltado para políticas públicas nas áreas de Direitos Humanos, Segurança Pública e Cidadania.

     

    O projeto do novo mestrado, que deve ter caráter profissional, interinstitucional e interdepartamental, conta com o apoio da reconhecida Universidade Carlos III de Madri (UC3M), na Espanha, e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

     

    A parceria tem a participação do Ministério Público estadual (MP) e do governo do estado, através da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, com base em convênio firmado com a UNEB em 2007, que originou o Programa de Capacitação e Educação em Direitos Humanos (Procedh).

     

    Conforme portaria publicada do Diário Oficial do Estado (DOE) neste mês de agosto, o grupo de trabalho  composto por professores da UNEB, e membros do MP, da PM e da Polícia Civil, tem prazo de 90 dias para concluir a proposta do curso, a qual será submetida à apreciação do Conselho Universitário (Consu) da UNEB e demais instâncias competentes.

     

    Após sua viabilização e implantação, o programa será enviado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), para reconhecimento.