Reitor da Unimontes assinará convênio para acesso ao Portal de Periódicos da Capes.

     

    O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, participará nesta terça-feira (1º), em Brasília/DF, da solenidade de assinatura do termo de compromisso entre a instituição e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, para acesso ao Portal de Periódicos.

     

    A celebração da parceria, que contará com a presença do presidente da Capes, professor Jorge Guimarães, vai permitir que os professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos da Unimontes, por meio de um cadastro, tenham acesso gratuito e imediato a pelo menos 12 mil pesquisas nacionais e estrangeiras, em especial, as mais atuais, que estão publicadas no Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br).

     

    Na avaliação do professor Paulo César de Almeida, o acesso ao portal de periódicos da Capes vem sendo almejado há algum tempo pela comunidade acadêmica e, além de todos os aspectos positivos que representa, “permitirá a maior divulgação das produções científicas e suas aplicações na melhoria dos cursos de graduação e de pós-graduação Stricto sensu”.

     

    De modo especial, lembra o reitor, a medida trará benefícios diretos e imediatos para os professores e acadêmicos envolvidos nos sete programas próprios de mestrado da Unimontes: Desenvolvimento Social, Ciências da Saúde (um acadêmico e outro profissional), Letras, Zootecnia, Produção Vegetal do Semi-Árido e Ciências Biológicas, todos devidamente reconhecidos pela Capes.

     

    O reitor também considera o convênio “um estímulo para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa bem como para a ampliação do número de programas de pós-graduação Stricto sensu no âmbito da Unimontes”. No evento desta terça-feira, serão apresentadas as normas de acesso e quais os aspectos da cooperação entre a Coordenadoria – através de sua Diretoria de Programas e Bolsas – e cada uma das universidades parceiras.