Lavouras do Brasil: fórum debaterá perspectivas da safra de soja 2009/2010.

     

    O Fórum Lavouras do Brasil está previsto para ser realizado em Rio Verde dia 16 de setembro, a partir das 19h, no salão social do Sindicato Rural e irá reunir especialistas e produtores para um debate a respeito de questões econômicas, meteorológicas e agronômicas relacionadas ao cultivo da próxima safra de soja. O Fórum será transmitido ao vivo pelo Canal Rural.

     

    Promoção da emissora, Embrapa; Consultoria de Mercado Safras & Mercado, apoio Cesb e parceria da Universidade de Rio Verde, Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Estadual de Maringá e Universidade de Passo Fundo, o Lavouras do Brasil visa estabelecer um modelo de acompanhamento da evolução da safra de soja 2009/2010, nas principais regiões produtoras da oleaginosa do país levando ao produtor destes locais informações relevantes para auxiliá-los na tomada de decisão.

     

     

    Dados fundamentais, na opinião do reitor da Universidade de Rio Verde, Paulo Eustáquio, e que permitirão aos agricultores a melhoria da eficiência dos processos e da gestão de lavouras para alta produtividade. “O acompanhamento da lavoura experimental da Fesurv será também uma oportunidade de mostrar a tecnologia utilizada na produção de soja em Goiás e que tornam a nossa região uma das maiores produtoras de soja do Brasil”.

     


     
                   Lançamento
     

     

    O lançamento do projeto ocorreu em conjunto à apresentação do Fórum Canal Rural: Lavouras do Brasil, que teve a presença, dentre outros, do Analista da Safra & Mercado, Flávio França Jr e do meteorologista e diretor da Somar, Paulo Etchichury indicando as previsões para o mercado e para o clima na próxima safra.

     

     

    Durante o evento, Etchuchury disse que o regime de chuvas provocado pelo fenômeno El Niño tende a ser favorável para as plantações e Flávio França Jr. explicou que o mercado da soja não deve repetir os preços altos da última safra. A expectativa de colheita recorde nos Estados Unidos, Brasil e América do Sul indica, segundo o analista, que a oferta do grão deve ser grande.

     

     

    Segundo o Canal Rural, todas essas previsões dos especialistas, no entanto, podem mudar por fatores diversos. Mas nada passará despercebido para quem ficar de olho no projeto Lavouras do Brasil.