Doze cursos da Unimontes recebem conceitos máximos no Enade/2008.

    Geografia é o quarto melhor do País

     

    A qualidade do ensino oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros foi atestada mais uma vez pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição 2008, cujos resultados foram divulgados na última sexta-feira (4), pelo Ministério da Educação. Doze cursos da Unimontes receberam conceitos máximos – 4 ou 5 –, com destaque para os cursos de Geografia (5), quarto melhor entre os 311 avaliados em todo o País, e o de Letras (5), sexto em nível nacional.

    O Enade/2008 compreende a avaliação realizada de alunos ingressantes e de concluintes de 7.329 cursos em todo o País, envolvendo cinco áreas do conhecimento. Da Unimontes, foram avaliados 16 cursos oferecidos nos campi de Montes Claros, Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora e São Francisco.

    “Os resultados confirmam, uma vez mais, a condição da Unimontes como uma das melhores universidades do País”, afirma o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Segundo ele, “o desempenho satisfatório deve ser atribuído, especialmente, ao trabalho coletivo, com a dedicação e o empenho de professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos”.

    Outro ponto destacado pelo reitor diz respeito aos avanços na área da pós-graduação e da pesquisa nos últimos sete anos, o que vem permitindo a maior capacitação docente e, como conseqüência, a melhor qualidade dos cursos de graduação, devendo ser assinalado, também, “o compromisso dos acadêmicos com a formação profissional”.

    CONCEITOS DA UNIMONTES - Conforme a avaliação do MEC, o curso de Geografia ministrado pela Unimontes em seu campus-sede obteve o conceito 5, sendo o segundo melhor de Minas Gerais (o primeiro entre as instituições públicas). Em nível nacional é o quarto melhor entre os 311 avaliados.

     Destaque, também, para o conceito 5 alcançado pelo curso de Sistemas de Informação, também oferecido pela Unimontes no campus-sede. Foram avaliados 809 em todo o País e o da Unimontes ocupa a 8ª colocação no ranking estadual e a 20ª no nacional.

     A Unimontes oferece o curso de Pedagogia em campi do Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, sendo que o de Montes Claros, conforme o MEC, obteve conceito 5, ocupando a quinta colocação no ranking estadual e a 25ª entre as 1176 instituições avaliadas nessa área no Brasil. Já os cursos similares ministrados nos campi de Espinosa, Paracatu, Joaíma e Brasília de Minas também alcançaram resultados de destaque no Enade, com o conceito 4.

     Na área de Letras, o MEC faz uma avaliação única para os cursos de Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Letras/Português, na qual a Unimontes obteve a nota 5, sendo a sexta melhor entre todas as 740 instituições avaliadas em todo o País. O curso de Januária obteve o conceito 3.

     Com conceito 4, os cursos de História ministrados em São Francisco e Montes Claros estão entre os destaques da Unimontes no Enade. A mesma nota foi obtida pelo curso de Ciências Biológicas do campus de Montes Claros e pelo curso de Ciências Sociais, terceiro melhor de Minas Gerais. Os cursos de Matemática (Montes Claros e São Francisco) e Filosofia também foram avaliados pelo Enade, obtendo o conceito 3.

    COMO É O ENADE - De acordo com o sistema de avaliação, adotado pelo MEC – substituto do antigo “Provão” –, há três conceitos: o conceito “Enade” (a nota propriamente dita), que considera o desempenho de ingressantes e concluintes juntos; o conceito “IDD” (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado), que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos; e, ainda, o Conceito Preliminar do Curso, o CPC, que é definido com a soma de 40% da nota do “Enade”, 30% da nota do IDD e 30% da avaliação dos professores e infra-estrutura da instituição. Nas três avaliações, as notas vão de 1 a 5.