Reitor participa da criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Brasília.

     O reitor Vitor Hugo Zanette, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), participou na tarde de ontem, 15 de setembro, em Brasília, da sanção presidencial do Projeto de Lei 152/09, de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O reitor compõe a comitiva liderada pelo deputado federal Cláudio Vignatti (PT), autor do projeto que cria a UFFS.

       

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto da nova instituição, que terá campi em Santa Catarina, na cidade de Chapecó; no Rio Grande do Sul, em Cerro Largo e Erechim; e, no Paraná, em Laranjeiras do Sul e Realeza. A UFFS oferece 2160 vagas para matrículas no primeiro e segundo semestre de 2010.

     

    Na semana passada, o reitor Zanette assinou, durante ato público, o termo de convênio que prevê a cessão de prédio do campus da Unicentro de Laranjeiras do Sul para a UFFS. O documento permite a utilização do campus da Universidade Estadual até o fim de 2011. O prédio foi recentemente construído e possuiu 1294 metros quadrados.

     

    Zanette destacou que “a criação da UFFS é mais um passo para o desenvolvimento, não apenas regional, mas de todo o País, pois é uma instituição pública que irá atrair estudantes de todo o território. E nós, da Unicentro, que estamos há duas décadas colaborando com o ensino público e de qualidade, temos muita satisfação em ceder o espaço para a Universidade Federal e, assim, apoiar mais este passo do desenvolvimento da educação superior no Brasil”, declarou o reitor.

     

    O campus laranjeirense vai ofertar cinco cursos: Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Gestão Agroindustrial e Licenciatura em Educação no Campo. As aulas devem começar em março de 2010.