ABRUEM intermedia possibilidade de ter resultado do ENEM divulgado para as universidades ainda em janeiro.

     

     Preocupado com os reflexos da alteração da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no calendário dos concursos vestibulares das universidades filiadas, a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) encaminhou ao Ministério da Educação uma proposta de adiantamento da liberação da pontuação dos alunos referentes à etapa que envolve as questões objetivas da prova, que deve ser realizada por mais de quatro milhões de estudantes em 5 e 6 de dezembro. Na proposta encaminhada ao Ministério da Educação, a Abruem propõe que o resultado das provas objetivas (sem contar a redação) seja liberado até o dia 10 de janeiro de 2010 apenas para as universidades, a fim de que possam aproveitar as notas em seus processos de seleção.

     

    Em ofício encaminhado nesta sexta-feira (9) ao ministro Fernando Haddad, o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes,  destacou o empenho das universidades estaduais e municipais em incluir a pontuação do Enem como índice que compõe o processo classificatório. “Nós entendemos que o formato atual do Enem busca aferir os conhecimentos do aluno de uma maneira ampla e interdisciplinar. Em diversas discussões sobre educação, todos concordam que esse é um modelo moderno e que se aproxima do que consideramos ideal para classificar os alunos que entram em nossas universidades. Por isso julgamos fundamental considerar a pontuação do Enem em nossos concursos vestibulares”, explicou o reitor da UEPG.

     

    Ainda de acordo com o presidente João Carlos Gomes, a Abruem compreende que os transtornos causados pelo adiamento da data do Enem foram causados por uma situação atípica e que, na condição de representante de 48 instituições públicas de ensino superior, a Abruem se coloca como mediadora de uma solução viável. “Nós encaminhamos uma proposta e estamos abertos à negociação com o Ministério porque entendemos que os principais interessados, os alunos, não devem sair prejudicados”, esclareceu João Carlos.

     

    Na Universidade Estadual de Ponta Grossa, o 2º Concurso Vestibular para ingresso em 2010 (Vestibular de Verão) continua com datas inalteradas. As provas serão realizadas, como previsto anteriormente, nos dias 12 e 13 de dezembro. A mudança ocorre na data da prova do Processo Seletivo Seriado (PSS), que inicialmente estava prevista para o dia 6 de dezembro e que acontecerá no dia 20 de dezembro. A decisão de mudar a data do PSS foi tomada atendendo a uma solicitação do Ministério da Educação, que através da Secretaria de Educação Superior, encaminhou um pedido para que as universidades readequassem, na medida do possível, seus processos de seleção tendo em vista a necessidade de remarcar as provas do Enem.