Fórum Nacional de Reitores da Abruem acontece esta semana em Manaus.

     

    “A Graduação nas Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais” é o tema central do 45º Fórum Nacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que será realizado em Manaus (AM), a partir desta quarta-feira (14), se estendendo até sábado (17).  Para a solenidade oficial de abertura que acontece às 20 horas, o ministro da Educação, Fernando Haddad está sendo esperado para ministrar a palestra “A Interiorização do Ensino Superior”.

     

    Integrada pelos reitores de 48 universidades, a ABRUEM se constitui num importante e permanente fórum de discussão dos temas prioritários da agenda do ensino superior, decidindo sobre as ações de interesse comum do setor. A principal missão da entidade é oferecer suporte à implementação das decisões, atuando junto às autoridades governamentais e lideranças da iniciativa privada.

     

    Durante o fórum de reitores, estarão em debate diversos outros temas como “Acesso à universidade – Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, que será discutido nesta quinta-feira (15), a partir das 9 horas, sob a coordenação do professor João Carlos Gomes, presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No mesmo dia, às 14 horas, haverá debate sobre “Panorama da Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, com conferência do coordenador geral do programa, professor Celso José da Costa.  Outro assunto em discussão será “Avaliação de cursos”, às 15h45, com conferência do professor Robert Evan Verhine, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O “Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica” também estará em debate no Fórum, sexta-feira (16), às 9 horas, com conferência do professor João Carlos Teatini, diretor de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do MEC.