Aberto o Fórum Nacional de Reitores, em Manaus-AM.

    A solenidade de abertura da quadragésima quinta edição do Fórum Nacional dos Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) aconteceu nesta quarta-feira(14), às 20h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus-AM. O evento, que espera receber um grande número de associados oriundos de diversas partes do Brasil, debate o tema “A Graduação nas IES Estaduais e Municipais”. Segundo o professor João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e, atual presidente da ABRUEM, o fórum “é uma oportunidade para fazer avaliação do ensino superior nas instituições estaduais e municipais, discutir o ENEM, a formação dos professores, entre outros assuntos”, salientou.

    O presidente João Carlos destacou em seu discurso a relevância social das universidades como poderosa rede de integração com a comunidade, além da formação de qualidade que coloca no mercado excelentes profissionais, contribuindo com a valorização da cidadania.

    A palestra inaugural sob o tema “A Interiorização do Ensino Superior”  ressaltou o importante papel que as universidades estaduais e municipais desempenham no processo de difusão e interiorização do ensino superior no país. O fórum prossegue nos dias 15, 16 e 17, no Centro de Convenções Studio 5. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será anfitriã do Fórum, que acontece pela primeira vez em Manaus.

     

    Programação - Na manhã de quinta-feira (15), a primeira temática falará sobre o “Acesso à Universidade - ENEM” e terá o presidente da ABRUEM, reitor João Carlos Gomes como coordenador de mesa. Em seguida, os debatedores responsáveis pelas cinco regiões brasileiras farão a apresentação da situação de cada região.

    No período da tarde acontece a conferência do diretor de Educação à Distância, Celso José da Costa, também Coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil CAPES), que abordará o tema “Panorama da Universidade Aberta do Brasil. Em seguida, o conferencista Robert Evan Verhine, diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), falará sobre a temática “Avaliação de Cursos”. Os trabalhos do dia se encerarão no final da tarde com a reunião do Conselho Pleno da ABRUEM. 

    Na sexta (16), às 9 horas, terá início à conferência “Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica”, apresentada pelo diretor de Educação Básica Presencial da CAPES, João Carlos Teatini. Às 10 horas, o tema “Financiamento do Ensino de Graduação no Estado do Amazona”, será proferido pelo Secretário Interino de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Marcílio de Freitas e, pelo Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Odenildo Sena.

    À tarde, o tema “Comunicação Institucional: uma ferramenta estratégica para a qualificação dos cursos de Graduação”, terá como expositores Márcio Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Maurício Tuffani, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (UNESP). O vice-presidente da ABRUEM, reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva, atuará como mediador do debate. Na segunda conferência da tarde, o Secretário de Cooperação Institucional e Internacional da UDESC, Amauri Bogo, abordará o tema “Mobilidade Acadêmica”.

    No dia seguinte (17), haverá visita técnica à Escola superior de Ciências da Saúde da UEA e visita ao encontro das águas do Rio Negro e Solimões.