Fórum de reitores discute a democratização do acesso à universidade.

      

    Objetivando mudar os paradigmas tradicionais de avaliação e propiciar maior mobilidade dos alunos no país, democratizando o acesso às vagas ao ensino superior  proposto pelo Ministério de Educação(MEC), o  45º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM debateu na manhã do dia 15, o tema  “Acesso à Universidade – ENEM”. O evento aconteceu no Centro de Eventos Studio 5, em Manaus-AM, tendo como anfitriã a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

    O presidente da ABRUEM e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes foi o coordenador de mesa. Os debatedores das cinco regiões brasileiras, da região norte, a reitora Marilene Corrêa da Silva Freitas  (UEA);  região centro-oeste, reitor Taisir Mahmudo Karim (UNEMAT); região nordeste, reitor Carlos Fernando de Araújo Calado (UPE); região sul, reitor Décio Sperandio (UEM) e, região sudeste, reitor Ricardo Vieiralves de Castro (UERJ) fizeram uma apresentação da situação de suas respectivas regiões.

    Na primeira conferência da tarde, o diretor de Educação a Distância da Capes, Celso José da Costa apresentou um “Panorama da Universidade Aberta do Brasil”, salientando os objetivos da UEA em promover arranjos educacionais locais, com levantamento de demanda e solução de oferta. “O sistema permanente da UAB articula pólos e instituições para oferta de cursos e tem como pontos fundamentais a formação de professores para Educação Básica e formação de administradores públicos”, ressaltou o conferencista. Atualmente, a UAB conta com 74 instituições e 560 pólos. A região Centro-Oeste possui oito instituições, que ofertam 116 cursos de licenciatura, bacharelado, especialização e tecnológicos em 46 pólos de apoio presencial.

    Em seguida, o diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), professor Robert Evan Verhine abordou o tema “Avaliação de Cursos” no país, realizado através do Enade e das avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.

    Ao final da tarde, houve a reunião do Conselho Pleno da ABRUEM, com a participação de reitores, vice-reitores e representantes presentes no evento.