Reitor da Uefs faz conferência sobre Euclides da Cunha na ABL.

    Reitor da Uefs faz conferência sobre Euclides da Cunha na ABL


                    O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, proferiu (6) conferência sobre Euclides da Cunha,  naAcademia Brasileira de Letras (ABL), Rio de Janeiro. A atividade integra o Ciclo de Conferências Euclides da Cunha – Centenário de Morte (1909-2009).

                    Barreto é autor da tese de doutorado A Contribuição das Ciências Naturais para o Consórcio da Ciência e da Arte em Euclides da Cunha, apresentada na USP em 1998. A conferência desta terça-feira, prevista para as 17h30 no Teatro R. Magalhães Jr, é intitulada Fundamentos Científicos em Euclides da Cunha. O evento será transmitido ao vivo pelo Portal da ABL (www.academia.org.br).

                     O presidente da ABL, acadêmico Cícero Sandroni, informa que a Academia convocou 21 dos mais categorizados especialistas, “que buscarão trazer à atualidade o gênio de Euclides, mostrando como sua excepcional capacidade analítica mergulhou no cerne mesmo da visão do Brasil sobre si próprio, visão histórica, antropológica, sociológica e geográfica”.

                    Nas próximas conferências serão abordados assuntos como: "A medicina nos tempos de Euclides da Cunha", por Moacyr Scliar (13 de outubro); "Euclides da Cunha jornalista", por Cícero Sandroni (20 de outubro); e, finalizando o ciclo, "A recepção de Os Sertões", por Alberto Venancio Filho (27 de outubro).