Cine Clube abre a Semana do Livro na Unisul de Tubarão.

    O Cine Clube – Filme Infantil, aconteceu na sala de Videoconferência na Biblioteca – Campus Tubarão. Alunos do Colégio São Judas Tadeu estiveram presentes

     

    Para abrir a Semana do Livro, a Biblioteca da Unisul do Campus Tubarão realizou nesta sexta-feira (23) o Cine Clube – Filme Infantil. Duas turmas da 1ª série do Colégio São Judas Tadeu assistiram o filme “Happy Feet – O Pinguim”, e outras duas da 3ª série o filme “Ratatouille”.

     

    A Semana do Livro está sendo realizada, até o dia 29/10, em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. São diversas atividades visando o estímulo à leitura, em todas as Bibliotecas da Unisul. O objetivo é difundir a importância da leitura para a comunidade em geral além de divulgar os serviços da biblioteca.


    Sibele Meneghel Bittencourt, Coordenadora da Biblioteca de Tubarão e Araranguá, diz que o Cine Clube também é uma forma de atrativo. “Além de verem filmes infantis divertidos, as crianças já conhecem o ambiente da Biblioteca, promovendo o interesse pela leitura. Muitas vezes as crianças ficam assustadas pela grande estrutura que nós temos, e com isso as deixamos mais a vontade para o hábito de ler e conhecer outras histórias”, conta.

     

    A professora da 1ª série do Colégio São Judas Tadeu, Kátia Regina Marcelino Germano, diz que a leitura é de extrema importância para o aprendizado. “A nossa população é carente de leitura e de cultura. O hábito de ler deve partir desde essa idade, ou menos ainda. Os pais também precisam ajudar seus filhos a se interessarem por esse hábito. Um exemplo disso é contar histórias para as crianças que não sabem ler, pois assim, elas já criam um interesse pela leitura. Assistir filmes infantis também incentiva, pois faz a criança a querer mais e descobrir coisas novas”, afirma.

     

    Terezinha Meurer Thomaz Monteiro, também professora do Colégio, afirma que o processo de alfabetização parte da leitura. “Nós, como educadoras, sempre motivamos o hábito de leitura desde pequenos. O que me deixa gratificada com tudo isso é que as crianças sem interessam por ler, e muitas vezes nos cobram livros. A leitura faz descobrir o certo e o errado. Junto com a leitura, o filme também se torna um papel muito importante na educação, pois ele integra a criança a imaginação”, conta.

     
                  Seguindo a programação, no Campus de Tubarão, nessa terça-feira (27), pode-se dar destaque para a palestra "A leitura Literária e a Formação do Leitor Contemporâneo", com a professora Eliane Debus. Na quarta-feira (28), terá a palestra "A estética como exclusão: Lima Barreto", que fica por conta da professora Vivian Mara Silva Garcia. O encerramento será na quinta-feira (29) com uma conversa com Escritores Brasileiros.

    Confira a programação completa no Portal da Unisul < http://www.unisul.br/eventos/integra-eventos.html?eventosId=6831>