Vice-reitora da Unochapecó participa de lançamento do Plano Nacional de Formação de Professores.

     Evento ocorre nesta terça em Florianópolis

     

    A Vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Luiza de Souza Lajús participa nesta terça-feira, dia 27, em Florianópolis, do lançamento oficial do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação. O evento destinado as Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina, é promovido pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente, e tem como objetivo a formação de 330 mil professores que atuam na educação básica e não são graduados ou são graduados em áreas diversas daquelas em que atuam.

    Isso será feito mediante acordo de cooperação técnica entre União, Estados e municípios, com investimento de R$ 1,9 bi até 2014. A formação inicial será para professores ainda sem graduação superior (primeira licenciatura), professores já formados, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (segunda licenciatura), e bacharéis sem licenciatura que necessitam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do magistério.

    O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é uma ação do MEC que visa ampliar a escolaridade dos docentes do ensino básico, tendo em vista que cerca de 600 mil deles atuam sem a formação adequada. O programa pode envolver cerca de 727 mil professores da Educação Básica.

    Conforme a professora Maria Luiza de Souza Lajús, a participação no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica inicialmente foi definida para as Universidades Públicas e por iniciativa do Sistema Acafe foram destinadas vagas gratuitas às Universidades Comunitárias filiadas ao Sistema, numa ação inédita de relação do Sistema Público com o Sistema Comunitário.