Fapeal renova 35 bolsas de iniciação científica com Uneal.


    A reitora Laudirege Fernandes, o diretor de Unidade Gestora de Desenvolvimento da Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas (Fapeal), Ironaldo Monteiro, e a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Kátia Born, participaram na noite do dia 20, no Auditório Dona Bezinha, no campus de Arapiraca, da solenidade de assinatura do termo de outorga para renovação de 35 bolsas de Iniciação Científica para os alunos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em todas as áreas acadêmicas.

     

    A cerimônia também contou com a presença da superintendente de Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Janesmar Camilo; as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Francisca Oliveira, e de Planejamento e Gestão, Betânea Canuto; a diretora do campus de Arapiraca, Rejane Viana; a gerente de Pesquisas da Uneal, Aldenir Feitosa; o gerente de Pós-Graduação, Uriel Medeiros; além do chefe de Gabinete, Eraldo Saturnino, e coordenadores de cursos, professores-orientadores e alunos de vários cursos da Uneal.

     

    Durante a solenidade, o professor Ironaldo Monteiro, que representou o presidente da Fapeal, Tadeu Muritiba, disse que a fundação tem aprovado todos os projetos da Uneal e da Uncisal. “Temos adotado uma atenção especial para a Uneal, por conta das necessidades da instituição nas atividades para pesquisas”, salientou. Por sua vez, a secretária da Ciência e Tecnologia, Kátia Born, destacou os avanços da pesquisa em Alagoas, reafirmando o apoio a projetos de desenvolvimento regional, sobretudo as iniciativas da Uneal, que, segundo ela, vive momentos de ebulição positiva.

     

    Em sua fala, a reitora Laudirege Fernandes estendeu o agradecimento à Fapeal e à Secretaria de Ciência e Tecnologia pelo apoio à pesquisa na universidade.“Esta ação é de grande importância para nossa instituição, que tem hoje como lema a educação com responsabilidade social. A Uneal sofreu muito nesses 39 anos, e, agora, é chegado o momento de resgatarmos nossos direitos e avançarmos nas ações de ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou a reitora, parabenizando os professores-pesquisadores e alunos.

     

     

    A aluna de Química do campus de Arapiraca, Tácia Ticieli Oliveira Sena, destacou a importância da renovação das bolsas de pesquisa. “A iniciativa fortalece a nossa formação profissional e ajuda a universidade em projetos para o desenvolvimento de estudos em benefício da sociedade”, completou a jovem, que teve renovada a bolsa no valor de R$ 300,00.