Vestibular da UEAP tem novo recorde de candidatos.


     
                  O número de inscritos no processo seletivo para preenchimento de vagas nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Amapá foi o maior de todos os anos, chegando a um total de 17.469 candidatos. A procura ultrapassou o recorde registrado no vestibular de 2007, que contabilizou 17.300 inscrições.

     

    Dentro da política do Governo de acesso à formação superior, que institui reservas de vagas nos vestibulares da UEAP, a procura no processo seletivo de 2010 assume a seguinte forma: afrodescendentes, 275; indígenas, 58; pessoas com necessidades especiais, 43; rede pública de ensino, 14.032; rede privada de ensino, 2.896. Ainda é garantida a participação neste ano de 165 treineiros, que não disputam vaga com os candidatos.

     

    A maior concentração de inscritos permanece na cota destinada a candidatos oriundos da escola pública, em que a reserva de vagas é proporcional ao percentual de inscritos, sendo neste vestibular de 2010, de 80,33%. Nessa cota, a garantia de participação no concurso dá-se pela gratuidade de inscrição, um dos principais aspectos da política estadual de educação para a formação superior.

     

    Estão incluídos entre os 17. 469 inscritos no Vestibular da UEAP, candidatos de todos os municípios do Amapá e de outros nove estados da federação: Amazonas, Rondônia, Pará, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Baia, Minas Gerais e São Paulo. Eles estarão concorrendo a 550 vagas, distribuídas em turmas de 50 alunos, em onze cursos oferecidos pela instituição.

     

    O maior número de inscritos é para o curso de Licenciatura em Pedagogia, com 58.3 candidatos por vaga, seguido do novo curso de Engenharia Ambiental, com 45.56 candidato/vaga. Em terceiro lugar, está o curso de Licenciatura em Letras, com uma concorrência de 44.6 para uma vaga, e na seqüência o curso de Tecnologia em Design, com 40.72 candidatos por vaga.

     

    Os demais cursos mais concorridos no Vestibular 2010 da universidade estadual são: Engenharia Florestal (38.18), Licenciatura em Filosofia (29.92), Licenciatura em Ciências (26.34), Engenharia Química (19.86), Licenciatura em Química (18.68), Engenharia de Produção (15.40), Engenharia de Pesca (11.82).

     

    O grande atrativo neste vestibular, segundo avaliação do Reitor da Universidade, professor Dr. José Maria da Silva, deveu-se a motivos distintos: primeiro, à estratégia de inscrição com período de 40 dias e abertura de cinco postos em Macapá e Santana e nas escolas sede de cada município; em segundo lugar, à credibilidade alcançada pela instituição; e em terceiro, aos tipos de cursos ofertados e a infraestrutura que a universidade oferece.

     

    O Reitor José Maria ressalta, ainda, a importância do apoio que o governador Waldez Góes tem dado à UEAP e que permitiu nos anos de 2008 e 2009 um salto quantitativo e qualitativo na oferta e infraestutura de cursos, o que qualifica o ensino superior prestado pela universidade.

     

    Provas - A primeira fase do Vestibular 2010 da UEAP, constituída de Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, com 60 questões, de caráter eliminatório e classificatório, acontecerá no próximo dia 29 de novembro. A segunda fase, também de caráter eliminatório e classificatório, constituída de Prova Subjetiva específica e Redação, acontecerá nos dias 3 e 4 de janeiro.

     

    O período de entrega do cartão de confirmação de inscrição, com o local e horário da Prova Objetiva, será de 16 a 27 de novembro, em Macapá, no Campus da UEAP; em Santana, na Escola Estadual Augusto Antunes e Central de Atendimento Super Fácil; e no interior do estado, nas escolas sede dos municípios.