Salinas inaugura CVT e Polo de Inovação.

     

    O Norte de Minas vai receber mais um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), braço do projeto estruturador Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado do Governo de Minas, cuja coordenação é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio da Subsecretaria de Inovação e Inclusão Digital. Dessa vez a cidade contemplada é Salinas. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, e o prefeito de Salinas, José Antônio Prates, inauguram o espaço na próxima quarta-feira, 11 de novembro.

     

    Na ocasião, o secretário Alberto Portugal inaugura também o Polo de Inovação de Salinas, que faz parte do projeto estruturador Arranjos Produtivos Locais (APLs).  Na programação estão previstas duas palestras do Projeto TEIA (Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados) para 150 participantes do Pró-Jovem; assinatura do termo de cooperação entre a Sectes e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Haverá também a posse do Conselho Consultivo Regional do Polo (órgão que reúne 13 entidades dos segmentos público, empresarial e sociedade civil, referências no contexto socioeconômico regional).

     

    Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado

    A Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado tem como missão promover a inclusão digital e a capacitação profissional com a realização de cursos presenciais e a distância. Hoje, o projeto conta com 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e 487 Telecentros, colocando Minas Gerais como o estado que possui o maior programa de inclusão digital do País. O Norte de Minas conta com 11 CVTs e 116 Telecentros em funcionamento, que totalizam R$12,4 milhões. Os recursos são do governo mineiro e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares.

     

    Os CVTs são equipados com duas salas de inclusão digital montadas com 20 computadores cada, sala para videoconferência, laboratório vocacional e o Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE). Já os Telecentros contam com uma sala montada com cinco ou 10 computadores.

     

    Em Salinas, são duas salas de informática equipadas com 20 computadores conectados à internet, laboratório vocacional, sala de videoconferência e três salas para o Núcleo de Atendimento à Empresa (NAE) atenderão à comunidade para capacitação profissional e inclusão digital. Estão previstos mais de 40 cursos de turismo, artesanato e artes gráficas.  O CVT de Salinas funcionará na Rua Santa Clair de Brito, 150, bairro Raquel.

     

    Polo de Inovação de Salinas

     

    A Sectes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), desenvolveu o programa “Polos de Inovação”, projeto que visa criar uma plataforma que agregue valor à economia regional, gerando emprego e renda, e que favoreça o desenvolvimento sustentável. A iniciativa tem o objetivo fortalecer a infraestrutura de capacitação de recursos humanos, concentrando massa crítica qualificada: pesquisadores, professores, tecnólogos, técnicos de nível médio, operários especializados, estruturas de ensino e pesquisa.

     

    A plataforma dos Polos de Inovação está presente em 10 municípios: Almenara, Araçuaí, Corinto, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni. A escolha dos municípios foi realizada com o intuito de acelerar o processo de desenvolvimento de regiões economicamente desfavorecidas do norte e nordeste do estado.

    “O Governo de Minas em parceria com o poder público, iniciativa privada e sociedade civil vão atuar como catalisadores de oportunidades, dando suporte à inovação, à pesquisa, ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos”, explica uma das articuladoras da Sectes, Raquel Tupynambá.

    O escritório do Polo de Inovação de Salinas funcionará no IFNMG e coordenará ações em onze municípios da região, prioritariamente nas áreas de tecnologia em cachaça, produção artesanal, cerâmica e mineração.

    De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Sectes, a próxima inauguração prevista é a do Polo de Inovação de Teófilo Otoni, no dia 16 de novembro.

     

     

    Inauguração do CVT de Salinas

    Data: 11 de novembro, 9 h

    Rua Santa Clair de Brito, 150 – Raquel

    (38) 3841-1513

     

    Inauguração do Polo de Inovação de Salinas

    Data: 11 de novembro, 11h30

    Instituto Federal Norte de Minas Gerais - IFNMG

    Rodovia Salinas/Taiobeiras / Km 2

     

    Acesse

    Site da Inclusão Digital: www.inclusaodigital.mg.gov.br

    Site da Sectes: www.tecnologia.mg.gov.br

     

    FormaMinas: www.formaminas.mg.gov.br/profile/FormaMinas

    Twitter Sectes: http://twitter.com/Sectes