Unimontes e PUC-Minas assinam convênios para mestrados em Letras e Direito, nesta segunda.


     

          Esta semana (9), em Belo Horizonte, foram assinados os convênios entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), que oficializam a parceria que viabiliza o Doutorado Interinstitucional em Letras e o Mestrado Interinstitucional em Direito. Os programas contam com o apoio do Governo de Minas, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).  

          Os convênios foram assinados pelos reitores da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. A solenidade foi realizada às 15 horas, na sede da PUC Minas, no Campus Coração Eucarístico. Pela Unimontes, também participaram da cerimônia a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Silvia Nietsche; os diretores dos Centros de Ciências Humanas (CCH) e Sociais Aplicadas (CCSA), professores Mércio Coelho Antunes e Sebastião José Vieira Filho, respectivamente; e a diretora do Escritório de Representação em Belo Horizonte, Celeste Fróes.  

            “Sob todos os aspectos é uma parceria interessante, mesmo porque a PUC Minas é uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do País. Além disso, é mais uma iniciativa voltada para a capacitação do nosso corpo docente, para o incremento da investigação científica e para a melhoria da qualidade do ensino, prioridades da nossa gestão”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Paulo César de Almeida.  

          Ele ressaltou, ainda, que os avanços da pós-graduação Stricto sensu na Unimontes “somente têm sido possíveis graças ao decisivo apoio do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fapemig”.  

          As atividades do Mestrado Interinstitucional em Direito foram iniciadas também nesta segunda-feira. Foram preenchidas 15 vagas, das quais 13 foram ocupadas por professores da Unimontes, aprovados no processo seletivo coordenado pela PUC Minas. O mestrado interinstitucional terá duração de dois anos, sendo que as aulas serão ministradas em Montes Claros, por professores da Pontifícia Universidade Católica. 

          A aula inaugural do Doutorado Interinstucional em Letras, marcada para a próxima sexta-feira (13), às 19h30, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro), contará com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Minas, professor João Francisco de Abreu; do reitor e do vice-reitor da Unimontes, professores Paulo César de Almeida e João Canela, respectivamente, além de professores, alunos e convidados. Foram oferecidas l11 vagas, todas ocupadas por professores do Departamento de Comunicação e Letras, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes.