Professores da Unochapeco representarão Santa Catarina na Conferência Nacional da Educação.

     

    Dois professores da Unochapecó integram a representação de Santa Catarina que estará na Conferência Nacional da Educação (Conae), no próximo ano. Esse evento será realizado em abril de 2010, em Brasília, com os objetivos de discutir a educação, desde a educação infantil até a pós-graduação, de proporcionar um balanço das ações educacionais implementadas nos últimos anos e de estabelecer o Sistema Nacional Articulado de Educação, com a participação de todos os componentes do cenário educacional do país.

    Ao participarem da etapa estadual, o professor Gilberto Luiz Agnolin, que também é membro do Conselho Estadual de Educação, e a professora Marilandi Mascarello Vieira, foram escolhidos para integrar a delegação catarinense que estará na conferência no próximo ano. Aproximadamente 900 delegados concorreram às 68 vagas para representar o Estado, representando os gestores federais, estaduais, municipais e privados, trabalhadores em educação pública e privada, conselhos estaduais e municipais de educação, pais e estudantes. O professor Gilberto representará o Estado pelo segmento dos conselhos estaduais e a professora Marilandi pelo segmento dos professores do ensino superior.

    Preparatórias à Conae, em Santa Catarina foram realizadas 292 conferências municipais e 29 conferências regionais. Todas essas etapas produziram um documento referência, que serve de base para as discussões sobre o Novo Plano Nacional de Educação, que será estudado e elaborado, em nível nacional, em abril de 2010. O documento tem como uma das tarefas definir as bases do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que entrará em vigor em 2011.