Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional são premiados pelo Guia do Estudante.

    A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) celebra mais uma vez a premiação e reconhecimento de suas faculdades. Recentemente foi divulgada a avaliação anual de cursos superiores, publicada na edição Guia do Estudante Melhores Universidades 2009 onde o curso de Fonoaudiologia conquistou 4 Estrelas e o curso de Terapia Ocupacional 3 Estrelas.

    O prêmio visa identificar, valorizar, disseminar e recompensar as melhores instituições de ensino superior brasileiras que venham a obter estrelas na avaliação efetuada pelo GE. O processo de avaliação observa os cursos de bacharelado; bacharelado e licenciatura (cursos que têm, obrigatoriamente, as duas titulações) e titulação específica da profissão.

    A avaliação dos cursos é realizada pelos pareceristas – avaliadores do MEC, professores, coordenadores e especialistas de cada área. Na avaliação de 2008, o GE contou com 1.950 pareceristas.

    Cada consultor classifica os cursos que recebe conforme os conceitos excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e "prefiro não opinar", com base no questionário preenchido pelos coordenadores e em seu notório saber.
     

    Fonoaudiologia

    A fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana, manifestada pela fala-linguagem oral, a linguagem escrita, a voz e a percepção auditiva do mundo circundante.
    A Faculdade de Fonoaudiologia de Alagoas da Uncisal visa formar fonoaudiólogos generalistas, aptos a atuarem na prevenção, orientação, terapia e pesquisa dos distúrbios da comunicação humana que interferem na qualidade de interação social do homem.

    A formação acadêmica desenvolve-se mediante aulas teóricas e práticas ministradas na Unidade de Tratamento em Fonoaudiologia Prof. Jurandir Bóia Rocha - UTFONO, Laboratório de Audiologia Prof. Marco Antonio Mota Gomes, Ambulatório de Aparelho de Amplificação Sonora Individual Prof.Alfredo Dacal e no Laboratório de Instrumentação Acústica - LIA.

    Além dessas atividades teórico-práticas realizadas no Campus Universitário, os estudantes acompanham estágios em outras unidades da Uncisal, abrangendo projetos de atuação fonoaudiológica junto à população alagoana na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), no Hospital Escola José Carneiro (HEJC), na Clínica Integrada Infantil e na Clínica Integrada Adulto, sendo estas parcerias desenvolvidas com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

    Terapia Ocupacional

    A matéria-prima da Terapia Ocupacional é o dia-a-dia de pessoas que perderam a capacidade de cuidar de si, de trabalhar ou de ter lazer. O terapeuta ocupacional, profissional da área de saúde, intervém no cotidiano das pessoas e trabalha para que elas recuperem a autonomia e a (re)inserção social.

    A Terapia Ocupacional tem como finalidade básica a promoção do desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer idade que tenham o seu desempenho e/ou convivência comprometidos por acometimentos de natureza biológica que gerem disfunções motoras, cognitivas, emocionais e de inserção social, sendo a ação do profissional caracterizada pela prescrição e uso de atividades com a finalidade de desenvolver, restaurar ou ampliar a capacidade funcional do indivíduo, com base em suas necessidades especiais e na demanda ambiental.

    Destaca-se, também nessa formação uma atuação social mais ampla, não necessariamente relacionada a patologias funcionais, que é dirigida a condições específicas de exclusão social contempladas em programas de políticas públicas.

    Para isso, o profissional poderá recorrer a diferentes referenciais teóricos na escolha de técnicas e métodos mais eficazes de intervenção. Dependendo da clientela e da abordagem teórica adotada, o Terapeuta Ocupacional lançará mão de atividades expressivas, lúdicas, artesanais, da vida diária, psicopedagógicas e profissionalizantes que, dentre outras, comporão a sua prática profissional.