ABRUEM participa do evento internacional sobre educação a distância.

    Os desafios e propostas para a Educação a Distância (EaD) no país estão sendo discutidos no 1º Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que acontece de 23 a 25 de novembro, no hotel Academia de Tênis Resort,em Brasília. O evento, de caráter científico da UAB, tem como organizador a Capes e pretende reunir para os debates cerca de 600 participantes entre coordenadores e tutores do Sistema. O objetivo é congregar pesquisadores e autoridades em torno de questões relevantes para o desenvolvimento do Sistema UAB e da EaD.

    O presidente da ABRUEM, reitor João Carlos Gomes participou da cerimônia de abertura do encontro que ocorreu às 19h, que contou também com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad e, do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, Jorge Almeida Guimarães.

     

    A programação conta com conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos pôsteres e um stand de soluções em tecnologias da informação e comunicação em educação. Entre os conferencistas estão Edith Litwin, diretora do departamento de Ciências da Educação e do Instituto de Pesquisas em Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires e François Marchessou, diretor do departamento Tecnologia Educacional da Universidade de Poitiers, na França.

    Entre os temas a serem trabalhados estão o desenvolvimento da educação a distância (EaD) nas instituições de ensino superior públicas brasileiras; inovações na área; e os processos de institucionalização da UAB. O encontro pretende também partilhar os resultados da investigação científica e analisar os processos de formação de recursos humanos em EaD.