Assinatura do Edital do MCT/FINEP acontece nesta sexta-feira.

     O presidente da ABRUEM, reitor João Carlos Gomes terá um encontro com os ministros Sérgio Machado Resende (Ministro da Ciência e Tecnologia) e Paulo Bernardo (Ministro do Planejamento), com o Governador Roberto Requião e a Secretária Ligia Lumina Pupatto, dia 27 de novembro (sexta-feira), em Curitiba/PR, para o lançamento do Edital MCT/Finep. A reunião será às 10hs, no Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), rua professor Algarcyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial, às 10 horas e contará também com a presença de representantes das 48 universidades estaduais e municipais afiliadas ao sistema ABRUEM.

     

    O Edital é referente à Chamada Pública MCT/FINEP/CT – INFRA – INFRAESTRUTURA DE PESQUISA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS - para Apoio a Projetos de Implantação e Consolidação de Infraestrutura de Pesquisa em Universidades Estaduais e Municipais.

     

    No âmbito desta Chamada Pública serão comprometidos recursos não reembolsáveis no valor de até R$30 milhões de reais, originários do FNDC/CT-Infra. Os recursos adicionais virão dos Estados e Municípios sob forma de outros aportes de recursos.

     

    O objetivo do edital é selecionar propostas para apoio financeiro à execução de projetos visando a consolidação de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica em universidades estaduais e municipais.

     

    As negociações da ABRUEM com o governo tiveram início num encontro com o ministro Resende, no dia 18 de novembro de 2008, em Brasília. Na ocasião, o presidente João Carlos solicitou apoio ao Ministro para alocação do recurso financeiro  do MCT para as IEs Estaduais e Municipais, com o objetivo de investir na pós-graduação e linhas de pesquisas.