Requião, ministros e secretária Lygia Pupatto assinam convênio e inauguram laboratório do Tecpar.

    Será assinado nesta sexta-feira (27), na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em Curitiba, um convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que prevê a liberação de R$ 30 milhões para apoio a Projetos de Implantação e Consolidação de Infraestrutura de Pesquisa em Universidades Estaduais e Municipais Brasileiras. A liberação dos recursos será feita por meio das condições previstas em edital a ser publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT).

    Na ocasião estarão presentes os ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, e do Planejamento, Paulo Bernardo; o governador do Paraná, Roberto Requião; a secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto; o diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Aldair Tarcisio Rizzi e o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes.

    De acordo com a secretária Lygia Pupatto, a liberação dos recursos é resultado de um trabalho da Abruem e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), realizado junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) . “Pela primeira vez há liberação de recursos do MCT para universidades estaduais e municipais brasileiras. A liberação desses recursos é muito importante para todas as universidades estaduais e municipais do país e, no Paraná, vem se somar à iniciativa do governo estadual de priorizar o estímulo às pesquisas e a disseminação do conhecimento gerado em nossas universidades e instituições de pesquisa”, afirma a secretária Lygia, que ocupa a vice-presidência do Consecti.

    “Estamos diante de um importante passo que vai estimular ainda mais as pesquisas tecnológicas, sejam elas realizadas nas Universidades, como também nos institutos de pesquisa. Para o Estado, esse convênio reforça ainda mais as intenções do governo do Paraná de colocar o Estado em uma posição de destaque diante do cenário tecnológico nacional e até mesmo internacional”, disse Aldair Rizzi.

    “Este Edital é de fundamental importância para a manutenção da qualidade da pesquisa das universidades estaduais e municipais do país. Representa a soma de esforços do governo federal, estadual e de todas as associadas do sistema ABRUEM”, afirma o presidente da ABRUEM, Reitor João Carlos Gomes.

     

    LABORATÓRIO

    Ainda na ocasião, as autoridades vão participar do lançamento do livro  ”Ciência, Tecnologia e o Desenvolvimento: elementos para a construção de políticas de integração das instituições de ensino superior com a sociedade" e da inauguração do Laboratório de Ensaios Tecnológicos em Madeira e Móveis.

     

    O evento, programado para as 10 horas, marcará a consolidação dos trabalhos desse departamento, que está atrelado ao Laboratório de Química Industrial da instituição e que é considerado o único do Paraná a realizar importantes análises químicas em produtos de madeira, como é o caso da que verifica a concentração de formaldeído. ”A substância é encontrado na resina (cola) utilizada na fabricação de produtos de madeira e pode ser prejudicial à saúde por causa de sua toxidade”, explica Guilherme Zemke, gerente do Laboratório de Química Industrial.

    O projeto vai atender à demanda da indústria nacional, favorecendo principalmente os empresários do setor madeireiro paranaense, já que o Estado possui um grande número de empresas nessa área.

     

    Serviço:

    Assinatura de convênio e inauguração de laboratório do Tecpar

    Data: sexta-feira, dia 27 de novembro

    Horário: 10 horas

    Local: Tecpar – Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba (CIC) – Curitiba – Paraná

     

    Mais informações:

    Assessoria de Imprensa do Tecpar:

    Tulio Bandeira: (41) 3316-3007

    E-mail: imprensa@tecpar.br

     

    Assessoria de Imprensa da Seti:

     

    Susana Branco ou Tatiana Lima: (41) 3281-7339 / (41) 3281-7439

    E-mail: imprensa@seti.pr.gov.br

    Assessoria de Comunicação da Abruem:

    Neuza de Souza: (42) 3220-3770 - (42) 8823-7985

    E-mail: neuzaestevam2008@hotmail.com

    E-mail: neuzaestevam@brturbo.com.br