João Grandino Rodas assume em janeiro a reitoria da USP.

    O novo reitor da USP, João Grandino Rodas, assumirá o cargo no dia 25 de janeiro. Até lá, ele irá chefiar a Comissão de Transição ao lado do vice-reitor, Franco Maria Lajolo, com o objetivo de realizar a troca no comando da universidade.

    Nesse período, Lajolo, que esteve ao lado da última reitora, de Suely Vilela, será o reitor em exercício. Rodas e Lajolo comandarão o reitorado da USP por quatro anos, até janeiro de 2014.

    Perfil

    João Grandino Rodas possui graduação em Pedagogia pela USP (1969), em Direito pela USP (1969) e em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas (1970). É mestre em Diplomacia pela Fletcher School Of Law And Diplomacy (1985), mestre em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1970), mestre em Direito pela Harvard University (1978), doutor em Direito pela USP (1973) elivre-docente pela USP (1976).  Atualmente, é membro do Conselho Diretor da Fulbright Comissão para o Intercâmbio entre os Estados Unidos e o Brasil, membro do Tribunal Administrativo do Sistema Econômico Latino americano, membro do Tribunal Permanente da Revisão do Mercosul e membro da Comissão Jurídica Interamericana da Organização dos Estados Americanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente em Direito Internacional, Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito da Concorrência, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Tratado Internacional e Defesa da Concorrência.

    Rodas foi o escolhido pelo Governador de São Paulo, José Serra, no dia 13 de novembro, a partir da lista dos três candidatos mais votados no segundo turno das eleições para a reitoria da USP, ocorrido em 11 de novembro. A nomeação de Rodas como o 25º reitor da USP, saiu em decreto assinado pelo governador e publicado dia 13 de novembro, no Diário Oficial do Estado.