SAJ-Itinerante da Unimontes registra 1,5 mil atendimentos.

     

     

    O Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) Itinerante, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), proporcionou o atendimento gratuito a cerca de 1,5 mil pessoas neste ano. As ações voluntárias são realizadas por professores e acadêmicos do curso de Direito, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

     

    Durante o ano, o atendimento foi oferecido em escolas públicas e centros comunitários em diversos bairros de Montes Claros, se estendendo, também, aos municípios de Bocaiuva, Varzelândia e Jequitaí. De acordo com a professora Ionete Magalhães de Souza, uma das coordenadoras do programa, as maiores demandas foram de causas relacionadas ao Direito de Família e ao Direito Previdenciário.

     

    “Com o trabalho voluntário nas escolas e centros comunitários, a Unimontes cumpriu o objetivo do SAJ-Itinerante de levar a Justiça diretamente ao cidadão de baixa renda, promovendo a inclusão social e integrando a universidade à sua comunidade”, destacou a professora Ionete de Magalhães Souza. Ela lembra que, desde a criação do serviço itinerante em 2002, já foram beneficiadas cerca de 4,5 mil pessoas nas palestras e nos atendimentos jurídicos do serviço itinerante.

     

    PALESTRAS - Em 2009, em atendimento à demanda da comunidade, foram proferidas palestras sobre os direitos dos cidadãos nas Escolas Estaduais Doutor João Alves, “Benjamim Versiani dos Anjos, Antônio Canela, Carlos Versiani, Professora Neide Melo Franco, “Doutor Carlos Albuquerque e Levi Durães Peres.

     

    As equipes de professores e acadêmicos do curso de Direito atuaram, também, em projetos de extensão da universidade, com destaque para o “Unimontes Solidária”. Além disso, as equipes do SAJ-Itinerante participaram de diversos eventos como a “Semana do Advogado”, iniciativa da 11ª Sub-Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e o “III Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Unimontes”.

     

    O programa SAJ Itinerante é coordenado pelas professoras Ionete de Magalhães Souza e Ana Clarice Albuquerque Leal Teixeira, contando com a orientação das professoras Janice Cláudia Freire Sant´Ana, Ana Kátia Vanessa Pires e Enildo Costa Moreira da Silva, além do secretário, acadêmico Guilherme Gomes Pimentel. No campus-sede, a Unimontes já oferece o SAJ, que permite aos acadêmicos do curso de Direito cumprir as atividades do estágio curricular supervisionado.