Vestibular da UEM começa domingo com 15.111 candidatos.


     

    Começa, neste domingo, dia 13, o Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá com aplicação da prova de Conhecimentos Gerais. São esperados 15.111 candidatos, a maioria (54.5%) do sexo feminino.  Do total de inscritos, 55,8% têm entre 17 e 18 anos de idade; 39,2% residem em Maringá; 32,6% em cidades da região Noroeste do Paraná e 11,1% em outras regiões do Estado.  Fora do Paraná, a maior parte dos candidatos vem de São Paulo (12,3%). 

    Para este concurso estão em disputa 1.582 vagas, entre as quais 311 foram reservadas para o Sistema de Cotas Sociais, correspondendo a 20% das vagas previstas em cada curso. O Sistema beneficia alunos provenientes de instituição pública de ensino e de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. No total 2.895 candidatos se inscreveram através deste sistema.

    Os candidatos inscritos ao curso de Medicina enfrentarão a maior concorrência. Segundo informou a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), para este concurso serão 122,4 candidatos por vaga não cotista e de 56 por vaga cotista.

    As provas seguem até o dia 15, terça-feira, mobilizando cerca de 1,5 mil pessoas, entre fiscais e pessoal de apoio. A aplicação do concurso será em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Maringá, Paranavaí e Umuarama. Em Maringá, haverá provas na UEM, no Cesumar e na Uningá.

    O vestibulando que ainda não sabe onde irá realizar a prova pode consultar o Menu do Candidato disponível no site www.vestibular.uem.br. É preciso informar número de inscrição e senha. Caso tenha perdido esses dados, pode entrar em contato com a CVU pelo telefone 44 3011-4450.

    Nos três dias de prova, a entrada dos candidatos nas salas estará liberada das 8h30 às 8h50. Não serão admitidos retardatários. Conhecer o local de prova com antecedência é uma boa medida e evita corre-corre no dia do exame. A etiquetagem das carteiras será feita na sexta-feira e no sábado.

    No dia do concurso o candidato deve apresentar o original do documento com foto e precisa levar lápis, borracha e caneta azul ou preta escrita grossa, de tubo transparente. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3 e equipamentos similares.

    Para as orientações finais, a CVU realiza um plantão de atendimento no Bloco 28, no sábado, dia 12, das 8 às 18 horas. A lista com o nome dos aprovados será divulgada no dia 15 de janeiro, às 10 horas, pelo site www.vestibular.uem.br. O período de matrícula vai de 16 a 19 de janeiro e o ano letivo começa em 1º de março