Alunos criam software de controle com banco de dados.

    Diego Bulsing e Marcelo Botega, de Tecnologia em Redes da Unisul, elaboraram um software de controle como Trabalho de Conclusão de Curso

     

    Devido ao grande uso de sistemas ligados a Internet, torna-se cada vez mais necessário uma boa administração dos recursos de rede. Já existem softwares de controle de internet e e-mails no mercado. Há novidade agora é um software de controle com banco de dados. Criado por dois alunos do Curso de Tecnologia em Redes da Unisul, Diego Bulsing e Marcelo Botega, o programa também é capaz de emitir relatórios numa linguagem não técnica.

    O projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso pelos alunos, mas já foi testado com êxito em uma empresa. O software Pslog trabalha com servidores de e-mail (Postfix) e com filtro de acesso a internet (Squid). Marcelo explica que eles geram um arquivo texto (um log) que fica dentro do servidor. Mas esse arquivo é complexo de entender. “O Pslog pega os arquivos gerados e simplifica os dados, possibilitando que qualquer pessoa possa entendê-los”, explica.

    Uma vantagem desse serviço, segundo Diego, é a facilidade de monitoramento que se tem. “O objetivo do software seria estar numa empresa para verificar o que os usuários estão acessando na internet e para quem estão enviando e-mail. Com este programa, é possível fazer isso por uma data específica ou pessoa especifica”, completa.