Rondonistas da UNITAU embarcam para Tocantins.

     

    Alunos e professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) embarcaram neste sábado, dia 23, para o município de Guaraí, em Tocantins, para mais uma edição do Projeto Rondon.

    Até o dia 6 de fevereiro, a equipe da Universidade desenvolverá ações nas áreas de saúde, de cultura, de educação, de direitos humanos e de justiça.
    Na sexta-feira, dia 22, o grupo se reuniu com a Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, para a apresentação de algumas atividades culturais que serão desenvolvidas no município, como canções de moda de viola caipira. “Com a participação neste projeto, a UNITAU cumpre o seu papel social, pois proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em prol do desenvolvimento de regiões do País que precisam de auxílio, contribuindo para que os moradores se tornem multiplicadores de informação e de conhecimentos que podem transformar a sua realidade”, disse a Reitora.

    O encontro foi a última etapa de uma semana de preparação, que consistiu em discussões sobre as formas de divulgação das palestras e das atividades que serão realizadas no município, como a esquete da peça teatral “Na Carrera do Divino”, que abordará aspectos da cultura valeparaibana.

    A equipe da UNITAU é composta por cinco alunos dos cursos de Medicina, de Enfermagem, de Fisioterapia, de Nutrição e de Educação Física, além dos docentes Prof. Dr. José Felício Goussain Murade e Profa. Ms. Leonília Vieira de Souza. “A expectativa para esta edição é grande, pois além dos alunos estarem bem preparados com o conhecimento técnico para desenvolver ações nas áreas de saúde e de educacão, eles contam também com o domínio artístico, o que é um diferencial”, explica Murade.

    ATIVIDADES - O grupo desenvolverá ações no “Eixo A” do Projeto, que abordará atividades nas áreas de saúde, de cultura, de educação, de direitos humanos e de justiça.  

    Dentre as atividades que serão realizadas pelos alunos e docentes na área de saúde estão os cursos de Agente Comunitário, de Cuidador Familiar: cuidando de idosos e de Toque Terapêutico, além de palestras com as temáticas de sexualidade e de alcoolismo. 

    Na área da educação, será elaborado um fórum educativo e um curso de primeiro socorros para professores da zona rural do município e para motoristas de ônibus. Já para os coordenadores pedagógicos e merendeiros, será desenvolvido um curso básico de alimentação saudável.

    Para a área da cultura, estão previstos um inventário da produção artística do município de Guaraí e a realização de uma Mostra Itinerante de Teatro, na zona rural. Na área de direito, será criada uma ouvidoria no município e haverá um trabalho de reestruturação dos Conselhos Tutelar, de Saúde e de Meio Ambiente.

    O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo promover a aproximação de estudantes universitários e docentes das diversas realidades sócio-culturais existentes no Brasil.

    EXPERIÊNCIA – Essa é a terceira vez que a UNITAU desenvolve atividades no Projeto Rondon. As edições anteriores ocorreram em 2009 quando a equipe foi para o município de Flores de Goiás (GO), em janeiro, e para Restinga Seca (RS), em julho.

    As diversas atividades desenvolvidas nos municípios tiveram o caráter socioeducativo nos aspectos de saúde, de educação e de direitos humanos, além da capacitação de moradores para a continuidade dos projetos implementados.