Relato da reunião no Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT em Brasília, no dia 09 de fevereiro de 2010.

    Relato da reunião no Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT em Brasília, no dia 09 de fevereiro de 2010.

     

    Representação da ABRUEM.

     

    Reunião preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

     

    A seguir apresentamos alguns tópicos que resumem o que foi discutido na reunião preparatória de 09 de fevereiro passado.

     

    1) A 4ª CNCTI focará INOVAÇÃO;

     

    2) Serão seis plenárias temáticas;

     

    3) Trabalha-se com as seguintes idéias força:

     

    a) Desenvolvimento Sustentável;

     

    b) Inovação como Motor do Desenvolvimento;

     

    c) Identificar as Alavancas do Desenvolvimento.

     

    4) Procurar-se-á também trabalhar os temas: cuidar da educação básica; desafio da Amazônia;

     

    5) Marcos Legais. Foi consenso que a 4ª CNCTI não poderá deixar de priorizar a questão do estabelecimento dos MARCOS LEGAIS. Há uma clara consciência de que todo o desenvolvimento de novos conhecimentos estabelecidos no Brasil não consegue produzir efeito no desenvolvimento econômico e social por conta da falta de Normativas, Institucionalizações, Marcos Regulatórios;

     

    6) Um bom exemplo da falta de regulamentação é o fato de que a autonomia universitária é artigo da Constituição Federal de 1988 e das Constituições Estaduais de 1989 e, no entanto, até a presente data não foi regulamentada;

     

    7) Outra constatação quanto a tema para discussão na 4ª CNCTI é a necessidade de que haja entendimento entre os diversos atores envolvidos com temas como a biodiversidade. Por exemplo, ao se discutir a implantação de uma usina hidroelétrica, vários segmentos econômicos e sociais precisam convergir para o melhor resultado de interesse público maior.

     

    As informações acima representam apenas o resumo dos pontos mais relevantes do que foi apresentado e debatido.Houve também intervenções quanto ao formato que será utilizado nas discussões e deliberações. A questão da representatividade dos diversos segmentos da sociedade e seus respectivos interesses setoriais.O ministro e sua equipe responsável pela coordenação da 4ª CNCTI prometem uma conferência de alto nível e extremamente importante para a formulação das políticas públicas que nortearão o planejamento e a aplicação dessas políticas até o horizonte de 2022.

     

    Pessoalmente, recomendo que todos os colegas reitores da ABRUEM façam o maior esforço possível para participarem da 4ª CNCTI. Posso testemunhar que a 3ª Conferência Nacional de C & T que ocorreu em 2005 foi de grande importância e enriquecedora para o cumprimento da nossa missão de instituição de ensino superior.

     

    A 4ª CNCTI ACONTECERÁ EM BRASÍLIA NOS DIAS 26 A 28 DE MAIO DE 2010.

     

    Carlos Fernando de Araújo Calado - Reitor da Fundação Universidade de Pernambuco – UPE.