Unimontes promove II Congresso em desenvolvimento social.

     Cerca de 250 pessoas, entre professores e acadêmicos de diversas instituições de ensino superior do País, participarão do II Congresso em Desenvolvimento Social que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará entre os dias 9 e 11 de março, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. As atividades serão coordenadas por professores vinculados ao programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social,

     

    Pesquisadores das Universidades Técnica de Lisboa (Portugal) e Autônoma de Barcelona (Espanha) também estarão presentes. Paralelamente, acontecerá o “II Seminário Norte-mineiro de Ensino e Pesquisa em História da Educação”, organizado pelo Grupo de Estudo em História, Educação e Sociedade e pelo departamento de Educação, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH).

     

    De acordo com os organizadores, os eventos proporcionarão espaço de análise, reflexão e proposição para a identificação de alguns processos históricos das teorias e projetos em torno do desenvolvimento social, através de mesas-redondas, grupos de trabalhos e comunicações orais e em pôsteres.

     

    Estão inscritos 150 trabalhos científicos elaborados por professores da Unimontes e de outras instituições, além de representantes das instituições européias, que serão apresentados na forma de pôsteres e comunicação oral, entre a quarta (10) e a quinta-feira (11), a partir das 14 horas, no prédio 1 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

     

    PROGRAMAÇÃO - A palestra de abertura está prevista o dia 9 às 19 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, prédio 6 do campus-sede, e será ministrada pelo professor Pere Solà i Gussinyer, da Universidade Autônoma de Barcelona. Ele abordará o tema “Terceiro setor e educação em uma perspectiva histórica”.

     

    Na quarta-feira (10) a partir das 8 horas, acontecerá a mesa redonda “Teorias do desenvolvimento em uma perspectiva histórica”, com a participação dos professores Otávio Soares Dulci (UFMG), Rodrigo Simões (UFMG), Luciene Rodrigues e Gilmar Ribeiro dos Santos (Unimontes). Já às 19 horas acontecerá a mesa redonda sobre o tema “Desenvolvimento e Educação”, com a participação dos professores João Valdir Alves de Souza (UFMG), Leila de Alvarenga Mafra (PUC-Minas), Maria do Carmo Xavier (PUC Minas) e Maria Helena de Souza Ide (Unimontes).

     

     Para o dia 11 (quinta-feira), está programada mesa redonda “Tecendo as redes: movimentos sociais e desenvolvimento”, com a participação dos professores Sônia Frias (Universidade Técnica de Lisboa), Carlos Dayrell (Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas), José Carlos Zanetti (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) e João Batista de Almeida Costa (Unimontes); às 16 horas, acontecerá à palestra “Desenvolvimento e Mercado de Trabalho”, que será proferida pelo professor Luiz Antônio de Matos Macedo (UFMG).