Unimontes promoverá em abril quinta mostra científica do curso de enfermagem.

     

    Já estão sendo recebidas inscrições para apresentações de trabalhos e participação em palestras e mesas redondas na V Mostra Científica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Organizado pelo departamento de Enfermagem, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o evento será realizado entre os dias 12 e 15 de abril, no auditório Mário Ribeiro da Silveira – prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

     

    Além de professores e acadêmicos, a mostra contará, nesta edição, com representantes de cursos das áreas de saúde de outras instituições de ensino superior, além de profissionais e pesquisadores.

     

    As inscrições poderão feitas junto ao departamento de Enfermagem (prédio 6) ou nem tenda localizada em frente ao prédio 2, no campus-sede, no horário de 8 às 22 horas.

     

    A mostra científica constará de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos nas modalidades de pôsteres e comunicação oral. O evento proporcionará espaços para a discussão de temas de caráter multiprofissional, além de apresentar novas técnicas sobre o bem cuidar em enfermagem.

     

    De acordo com a programação oficial, a solenidade oficial de abertura acontecerá no dia 12 de abril, às 19 horas, devendo ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e contará com a participação do vice-reitor, professor João Canela. Na sequência, será realizada a primeira conferência, com o tema “Sistema Único de Saúde: Histórico, Paradoxos e Desafios Atuais”, a ser proferida pelo professor Nelson Rodrigues dos Santos.

     

    No dia seguinte, na parte da manhã, acontecerá apresentação de temas livres e sessão de pôsteres em grupos temáticos; de 14 às 18 horas, será realizada a mesa redonda “Tendências de Pesquisa em Enfermagem”, atuando como expositores dos professores Alacoque Lorenzini Erdmann e Francisco Carlos Félix Lana. A mesa dos trabalhos será coordenada pelo vice-reitor da Unimontes, professor João Canela.

     

    Para a quarta feira (14), a programação estabelece nova rodada de temas livres e sessão de pôsteres dialogados em grupos temáticos, pela manhã; entre às 14 e 18 horas será realizada a mesa redonda “Educação, Saúde e Enfermagem”, sob a coordenação da professora Maísa Tavares de Souza Leite.

     

    Os minicursos “Estratégia Saúde da Família”, “Saúde Coletiva”, “Saúde da Criança”, “Saúde do Adolescente”, “Saúde do Idoso”, “Saúde da Mulher”, “Vigilância Sanitária”, “Vigilância Epidemiológica” e “Vigilância em Saúde Ambiental” serão realizados no dia 15 de abril, na parte da manhã e à tarde.