UEA comemora Dia Meteorológico com palestras e inauguração de laboratórios.

     

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) irá comemorar o Dia Meteorológico Mundial com palestras e inauguração de laboratórios. O evento será realizado pela coordenação do Curso de Meteorologia e pelo Núcleo de Meteorologia e Hidrologia da UEA.

     

    O tema do evento segue a orientação proposta pela Organização Meteorológica Mundial - OMM: "60 ANOS DE SERVIÇO PARA SUA SEGURANÇA E BEM ESTAR e acontece nos dias 22 e 23 de março, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (avenida Darcy Vargas, 1200 – Parque 10), a partir das 17h30.

     

    Proposto pela OMM, o tema do evento se apresenta como bem apropriado pois nos últimos 60 anos a organização têm apresentado programas e atividades produzindo benefícios socioeconômicos em vários setores produtivos (agricultura, alimentação, saúde, transporte, turismo, construção, energia, entre outros), principalmente em termo de segurança e bem estar.

     

    No primeiro dia do evento, serão inaugurados os Laboratórios de Modelagem Atmosférica e de Instrumentação Meteorológica, e também a Estação Meteorológica Automática instalada na Escola Superior de Tecnologia.

     

    O palestrante do primeiro dia do evento será o pesquisador Nelson Jesus Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que abordará o tema proposto pela OMM.

     

    No segundo dia, serão realizadas três oficinas temáticas: a) Documentário sobre Mudanças no Clima, b) Experimentos Meteorológicos em Laboratório e c) e a palestra intitulada: A Meteorologia e as oportunidades na Amazônia, ministrada pelo pesquisador José Augusto Paixão Veiga.