UERR realiza I Operação Makunaima do Projeto Rondon.

    Na próxima segunda-feira (22), às 10h, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR), será realizada abertura da I Operação Makunaima do Projeto Rondon – UERR. O evento terá uma extensa programação, com encerramento no dia 30 de março.

    Durante os dias de evento, os rondonistas serão divididos em sete equipes, formadas por nove componentes, sendo dois professores coordenadores e seis acadêmicos de cursos diferenciados, formando uma equipe multidisciplinar.

    Os universitários vão ministrar palestras, oficinas, mini-cursos em diversos eixos temáticos, como comunicação, meio ambiente, cultura, tecnologia e trabalho, tecnologia e produção, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Os trabalhos serão desenvolvidos em sete municípios: São João da Baliza, Rorainópolis, Caracaraí, Pacaraima, Bonfim, Amajari e Alto Alegre.

    O reitor da UERR, Nonato Vilarins, destacou a participação da instituição no Projeto Rondon nacional, com a aprovação de três trabalhos, além de ajudar na integração dos acadêmicos. “A Universidade, por ser Multi Campi, achamos por bem criar o Rondon interno, que vai dar mobilidade aos alunos entre os municípios. Tem aluno que não conhece a realidade de outros municípios”, disse Vilarins.

    Vilarins também destacou a parceria com Secretaria Estadual de Segurança Pública. “O objetivo é a implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança nos municípios”, explicou o reitor.

    Segundo a coordenadora do Projeto pela UERR, a professora Maria das Neves, o projeto tem a proposta de socializar o conhecimento por meio da troca de saberes para formação de cidadãos e profissionais qualificados, atuando como vetor para o desenvolvimento regional socialmente referenciado.

    “O objetivo do Projeto Rondon é capacitar os alunos e a comunidade. É uma troca de conhecimento, além de formar um cidadão consciente do seu papel na sociedade enquanto profissional”, frisou a coordenadora.

    O evento terá a participação do presidente da Associação Nacional dos Rondonistas em Brasília, Sérgio Pasquali, do governador Anchieta, do representante do Ministério da Defesa, dois professores da UNB, deputado Luciano Castro e do secretário de Segurança Pública, General Elieser Girão Monteiro, além de alunos, coordenadores, pró-reitores e toda comunidade.

    Projeto Rondon - Criado em 1967, é uma ação de integração social coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração do Ministério da Educação. Envolve atividades voluntárias de universitários, por meio do intercâmbio entre os estados e busca aproximar esses estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.

     

     

    Confira a programação do evento:

    Programação

    DIA 21 DE MARÇO

    ? 18h – chegada dos rondonistas à UERR
    ? 18h30 – deslocamento dos rondonistas da UERR ao hotel Aipana
    ? 19h – jantar no hotel Aipana
    ? 20h – deslocamento dos rondonistas do hotel Aipana à BALOG
    ? 20h30 – reunião com Profª Maria das Neves, no auditório da BALOG


    DIA 22 DE MARÇO

    ? Alvorada e formatura na BALOG
    ? 8h30 – deslocamento da BALOG ao hotel Aipana
    ? 9h – café na manhã no hotel Aipana
    ? 9h30 – deslocamento dos rondonistas do hotel Aipana à UERR
    ? 10h30 – abertura oficial do RONDON UERR, no auditório da universidade
    ? 12h – deslocamento dos rondonistas para os municípios onde será desenvolvida a operação

    DIA 22 A 29 DE MARÇO

    ? Execução da Operação Makunaima nos municípios

    DIA 30 DE MARÇO

    ? Saída dos rondonistas de seus municípios com destino à UERR (conforme horário descrito na programação)
    ? 15h – chegada dos rondonistas na UERR
    ? 18h30 – deslocamento dos rondonistas da UERR até a BALOG
    ? 20h – deslocamento dos rondonistas da BALOG até o hotel Aipana
    ? 21h – jantar de encerramento
    ? 00h – deslocamento dos rondonistas do hotel Aipana até a BALOG

    DIA 31 DE MARÇO

    ? 6h30 – deslocamento da BALOG para o hotel Aipana
    ? 07h – café da manhã no hotel Aipana
    ? 08h – deslocamento do hotel Aipana à UERR
    ? 09h – retorno dos rondonistas para seus municípios