Reunião da ABRUEM conta com a presença do Ministro de Educação.

     

    A segunda reunião administrativa do ano da ABRUEM contou a participação do Ministro da Educação Fernando Haddad, da Secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari Bucci e do Presidente do INEP, Joaquim José Soares Neto.

     

    Os temas debatidos na conversa entre os membros da ABRUEM, o Ministro de Educação, a Secretária de Ensino Superior e o Presidente do INEP foram o ENEM e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

     

    O debate em torno do Sisu surgiu depois do 5º Fórum das Comissões de Processos Seletivos de Minas Gerais (Forcops), que ocorreu nos dias 5 e 6 de março, em Montes Claros.

     

    Recentemente a secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci informou que as 51 instituições participantes do Sisu reafirmaram seu compromisso de participar das próximas edições do sistema. "Um aprimoramento está sendo discutido, mas o conceito do sistema está validado pelas instituições", disse a secretária.

     

    Segundo o balanço, foram preenchidas 85% das vagas do sistema. Da oferta inicial de 47,9 mil vagas, 40.789 estudantes já estão matriculados nas instituições participantes do processo.

     

    Na reunião o Ministro da Educação, Fernando Haddad pediu apoio da ABRUEM ao Sisu.

     

     

    Reunião da ABRUEM

     

    Na reunião administrativa foi aprovada a Carta de Diretrizes da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e foi informada a participação da ABRUEM na Conferência Nacional de Educação (CONAE), na qual a entidade terá um stand para divulgação de projetos das universidades afiliadas e participará de uma mesa temática no dia 31. O tema será A Pertinência Social das Universidades Estaduais e Municipais.

     

    Também foi confirmado que o 46º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM acontece entre os dias 24 e 26 de maio com a realização da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus, Bahia. Além disso, foi aprovada a desfiliação, a pedido da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) junto a ABRUEM.

     

    O presidente, o vice-presidente e o secretário executivo da ABRUEM, Reitor da UEPG João Carlos Gomes, Reitor da UESC Antonio Joaquim Bastos da Silva e Carlos Roberto Ferreira, respectivamente tiveram uma reunião na Embaixada da Itália, onde foram recebidos pelo Embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca e por Roberto Spander e Antonio Alessandro, Adido Cientifico e Primeiro Conselheiro Comercial respectivamente.

     

    O tema tratado na reunião foi à continuidade das relações entre a Embaixada da Itália e a ABRUEM. No dia 22 de abril haverá uma reunião na embaixada italiana entre associados da ABRUEM e membros de uma delegação italiana para discutir o reconhecimento de títulos acadêmicos.

     

    A ABRUEM também irá participar em 2011 e 2012 da realização de uma série de eventos promovidos pela embaixada para comemorar os laços entre o Brasil e a Itália.

     

    Outro ponto decidido na reunião foi à participação da ABRUEM no programa “Invest your Talent in Italian”, que irá conceder oito bolsas de seis meses a universitários brasileiros para que estudem na Itália.

     

    Fechando o ciclo de eventos realizados pela Embaixada da Itália em parceria com a ABRUEM está a realização da “General conference on international cooperation in the 7 Framework Programme of Eropean Union”, que tem está prevista para agosto deste ano.