Presidente da ABRUEM participa da abertura da CONAE.

     

     

    Durante os quatro dias em que a CONAE ocorre são discutidas diretrizes e estratégias para construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que irá vigorar de 2011 até 2020. A CONAE acontece até o dia 1º de abril e conta com a participação de aproximadamente 2.500 delegados eleitos em municípios e estados e cerca de 500 observadores convidados.

     

    “O PNE não pode mais se fixar em metas meramente quantitativas, que se referem ao atendimento. Temos que atender, mas não basta; é preciso atender bem, com metas qualitativas”, disse o Ministro de Educação Fernando Haddad na abertura do evento. O ministro Haddad ainda destacou que é preciso proporcionar meios de atendimento a essas metas, com recursos necessários ao seu cumprimento. “Meios e fins precisam andar juntos no novo plano”, afirmou.

     

    Para Haddad hoje a educação é um processo onde cada etapa é importante na formação educacional das pessoas. “Se quisermos levar educação a sério, temos que considerar a importância de cada etapa, da creche à pós-graduação”, ressaltou.

     

    Presidente da ABRUEM e reitor da UEPG, João Carlos Gomes esteve presente na abertura oficial do evento, no dia 28 de março. Para o Reitor João Carlos a discussão de estratégias e diretrizes para a construção de um novo PNE é importante, auxilia no desenvolvimento da educação brasileira e contribui para o avanço do país.

     

    A ABRUEM conta com um stand na CONAE para divulgação de projetos realizados pelas 46 universidades afiliadas à instituição. Na próxima quarta-feira a instituição terá representantes em uma mesa temática na CONAE onde será discutida “A pertinência Social das Universidades Estaduais e Municipais”. O debate que ocorre das 16h às 18h conta com a presença do ex-reitor da UNISO José Dias Sobrinho, da ex-secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR) Lygia Lumina Pupatto; do vice-reitor da UEM Mario Luiz de Azevedo, do ex-presidente da ABRUEM Luiz Antonio Arantes, atual reitor da UEG.

     

     

     

    Presidente da ABRUEM, Prof. João Carlos Gomes, participou da abertura do CONAE.