Unimontes coordenará 505 escolas públicas na Olimpíada Brasileira de Matemática.


     

    Cerca de 200 mil alunos do ensino médio e fundamental de 505 escolas públicas de 86 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, áreas coordenadas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), estarão participando da 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2010.

     

    O evento é realizado anualmente pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), tendo como objetivo principal incentivar o estudo da disciplina. Em todo o País, participam cerca de 20 milhões de estudantes. Somente no município de Montes Claros, estarão envolvidas 66 escolas e 39.953 alunos.

     

    A Unimontes responde pelo pólo 7, através de ações desenvolvidas pelo departamento de Ciências Exatas, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. Estão envolvidos, de forma permanente, oito professores e cinco acadêmicos do curso de Matemática, todos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

     

    As provas da primeira fase ocorrerão no dia 8 de junho, sendo aplicadas nas próprias escolas com a contribuição de professores e diretores como fiscais. Na segunda fase, dia 11 de setembro, cerca de 70 alunos de diferentes cursos da Unimontes serão selecionados para os trabalhos de aplicação de provas. Além disso, mais nove acadêmicos dos últimos períodos e nove professores do curso de Matemática integrarão a equipe de correção de provas (segunda fase).

     

    PREMIAÇÕES – Como aconteceu nas edições anteriores, são premiados os melhores colocados do ensino fundamental e médio, sendo oferecidas 2,9 mil medalhas aos vencedores de todo o País, sendo 900 de ouro, 1,2 mil de prata e 1,8 mil de bronze. Cada medalhista receberá, ainda, bolsa de iniciação científica.

     

    As escolas públicas que tiverem alunos premiados com a medalha de ouro receberão kits de esportes, biblioteca de matemática especial, entre outros prêmios. Já os professores de matemática dessas escolas serão beneficiados com cursos no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

     

    SOLENIDADE – Nesta terça-feira (6), em solenidade a ser realizada no Rio de Janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, presidirá solenidade de entrega das medalhas de ouro aos premiados da 5ª OBMEP.

     

    Do pólo coordenado pela Unimontes serão três agraciados: Hemilly Cristina da Silva e Luisa Herculano de Paula, da Escola Estadual Professor Gastão Valle (Bocaiúva), e Mateus Henrique Ramos de Souza, da Escola Municipal Dona Cândida Mendes Alves, de Pirapora.